23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Secretaria de Saúde de Três Lagoas reforça cuidados com a febre amarela, mesmo não apresentando casos há anos

17/01/2017 – Atualizado em 17/01/2017

Por: Assessoria de Imprensa

O secretário de Saúde, Cassiano Maia, esteve reunido hoje (17) com a coordenadora de Imunização, Humberta Azambuja, para discutir informações sobre Febre Amarela. A doença esta em evidência na imprensa devido ao surto em Minas Gerais, com 147 notificações e 47 mortes, até o momento. Casos da febre também foram registrados em cidades do interior de São Paulo.

Em Três Lagoas, a doença é controlada e não apresenta registro há mais de cinco anos. Segundo a coordenadora de Imunização, Humberta, a cobertura vacinal de janeiro a dezembro de 2016 foi de 70,14%, em relação à criança de nove meses. Para exemplificar, a coordenadora apontou que o município mineiro, Teófilo Otoni (com casos de febre amarela), teve baixa cobertura vacinal no ano passado, sendo 8,17%, o que representa população desprotegida, diferente de Três Lagoas.

As doses da vacina devem ser tomadas com nove meses de vida e depois aos quatro anos de idade. Já na fase adulta são duas doses com intervalo de 10 anos. Adultos, que por algum motivo ou descuido vacinal que nunca tomaram nenhuma dose devem procurar o posto mais próximo e solicitar a proteção.

As doses estão disponíveis em todos os postos de Três Lagoas e segundo a Secretaria de Saúde a população não deve entrar em desespero devido ao surto registrado em Minas Gerais, justamente pelo bom índice de cobertura vacinal da cidade. Neste ano, quase mil doses já foram aplicadas em Três Lagoas.

O secretario Cassiano reforça que a vacina para idosos somente com receita médica. Também é contraindicada para mulheres que estejam amamentando crianças com até seis meses de vida. Segundo informativo do Ministério da Saúde, em todos os casos de contraindicação, na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situação de emergência, vigência de surto, epidemias ou viagem para área de risco, deve ser realizada a avaliação médica. Em caso de viagem para áreas de risco, a vacinação deve ser feita pelo menos 10 dias antes, caso seja a primeira vacina.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...