19.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Saúde realizará ações alusivas ao Dia Mundial da Hepatite

29/07/2014 – Atualizado em 29/07/2014

Evento de conscientização, prevenção e imunização será na Praça Senador Ramez Tebet, no próximo sábado, a partir das 8 horas, em parceria com o Sest/Senat

Por: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio das equipes do Programa Municipal DST-Aids e HV e do Setor de Imunização, em parceria com equipes da unidade Taufic Tebet do Sest/Senat (Serviço Social e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), realizará ato voltado à população, no próximo sábado, dia 2 de agosto, a partir das 8h, na Praça Senador Ramez Tebet, no Centro.

As ações previstas para esse evento são alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2010, para ser celebrado anualmente, no dia 28 de julho, nesta segunda-feira, com o intuito de promover a conscientização, prevenção e imunização das Hepatites.

Em 2010, na 63ªAssembleia Mundial da Saúde, ficou decidido que o dia 28 de julho de cada ano seja celebrado a fim de proporcionar uma oportunidade para sensibilizar e gerar uma maior compreensão em relação à hepatite como um problema global de saúde pública, além de incentivar o reforço nas medidas de prevenção e controle em relação à morbidade e mortalidade em todos os países membros da OMS.

As medidas específicas, elencadas pela Aliança Mundial da Hepatite (em Inglês, World Hepatitis Alliance) para fortalecimento das ações alusivas ao Dia Mundial da Hepatite são as seguintes: fortalecimento da prevenção, detectando, por meio de exames rápidos, a presença e controle das hepatites virais e doenças relacionadas; e a expansão da cobertura de vacinação contra a hepatite B e a sua integração nos programas nacionais de vacinação, como resposta global contra a hepatite.

AÇÕES

As ações previstas para o evento de sábado (2 de agosto), na Praça Senador Ramez Tebet, com a participação das equipes de Saúde e parceria do Sest/Senat, juntamente com a distribuição de panfletos educativos sobre a doença, incluem testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, em 15 minutos, e também aplicação de vacina contra a Hepatite B, em pessoas de até 49 anos de idade.

Essa vacina, disponível em todas as Unidades de Saúde de Três Lagoas, é aplicada em três doses e deve-se observar o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, ou seja, a segunda dose deve ser aplicada quando passados 30 dias da primeira e a terceira dose, passados seis meses.

Nesse intuito, a equipe do Setor de Imunização, coordenado pela enfermeira Humberta Azambuja, participou de evento do Sest/Senat, alusivo ao Dia do Motorista, na última sexta-feira (25).

Nesse dia, a equipe de Imunização aplicou a vacina contra Hepatite B nos motoristas. (Veja Fotos, cedidas pelo Sest/Senat).

Quanto aos testes rápidos, cujos resultados saem em 15 minutos, a equipe do Programa Municipal DST-Aids e HV, instalado na Rua Bom Jesus da Lapa, número 1078, Vila Nova (nas proximidades da Escola Sesi), realiza diariamente esse atendimento à população de Três Lagoas, no período da manhã, das 8h às 11h. Informações também poderão ser obtidas pelo telefone 3929-9893.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...