20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Saúde realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids

27/11/2014 – Atualizado em 27/11/2014

Ação da equipe do Programa Municipal DST/Aids/HV será na Praça Senador Ramez Tebet, na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, das 8h às 12h

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal DST/Aids/HV (Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais) da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ação voltada a toda a população, na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, na Praça Senador Ramez Tebet, no Centro, das 8h às 12h.

A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com a adesão da maioria dos Países, incluindo o Brasil.

Com a participação de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e das Faculdades AEMS, ação tem como principal objetivo orientar, prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação, associados à Aids, como explicou a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids-HV, enfermeira Susie Domero.

“Junto com o material educativo, estaremos orientando as pessoas quanto à importância da prevenção de doenças, no caso a Aids, distribuindo gratuitamente preservativos masculinos e femininos e realizando o Teste Rápido HIV”, anunciou a Coordenadora.

Para isso, o Programa Municipal DST/Aids/HV contará com a viatura do CTA-Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento), “devidamente equipada para essa finalidade e com total sigilo do resultado dos exames, que é entregue em envelope lacrado somente à pessoa que realizar o exame”, assegurou Susie.

“As ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, realizadas há anos seguidos em Três Lagoas, no Brasil e no Mundo, têm conseguido excelentes resultados de conscientização e educação, reduzindo preconceitos e a discriminação e, principalmente, alertando as pessoas quanto à importância da prevenção, como hábito diário das nossas vidas”, completou a Coordenadora Susie.

DADOS

Segundo dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, o Programa Municipal DST/AIDS/HV acompanha, assiste e atende a 484 pacientes com HIV; 40 pacientes com Hepatite B; e 125 pacientes com Hepatite C.

Em 2014, de janeiro a novembro, surgiram 35 novos casos de HIV; 22 de Hepatite C e seis novos casos de Hepatite B.

“A queda no número de casos de Hepatite B comprova a importância da vacina, disponível nas nossas Unidades de Atenção Básica de Saúde (Postos)”, comentou Susie.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Equipe do Programa DST/Aids

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...