26 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Saúde lança folder educativo de hanseníase e tuberculose em francês

02/09/2014 – Atualizado em 02/09/2014

Iniciativa humanitária, de orientações e prevenção,atende aos emigrantes haitianos, trabalhadores nas indústrias de Três Lagoas

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio dos Programas Municipais de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, ligados à Secretaria Municipal de Saúde, teve a inédita iniciativa humanitária de lançar um folder educativo em francês, para atender à comunidade de emigrantes haitianos, na sua maioria, trabalhadores nas indústrias têxteis do Distrito Industrial.

Segundo levantamento do coordenador dos Programas de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, fisioterapeuta Antônio Carlos Modesto, a proposta, incentivada pela secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante,foi encaminhada à Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos – DAHW (sigla em alemão da ONG), “que, de imediato, nos deu total apoio e financiou os custos de todo o material”, informou.

A iniciativa “partiu da constatação de um caso de tuberculose em um trabalhador haitiano em uma das nossas indústrias e o levantamento de dados que nos revelaram a presença de uns 500 emigrantes do Haiti, trabalhando e residindo em Três Lagoas”, comentou Modesto.

“Apesar da maioria deles entender e falar a nossa língua, achamos por bem apresentar-lhes as orientações em francês, que é a língua oficial deles, para que o material educativo e preventivo fosse mais assimilado por eles”, explicou o coordenador dos Programas de Hanseníase e de Tuberculose.

“A própria tradução do material para o francês foi de um deles, o que comprova que, na sua maioria, são trabalhadores conscientes de suas responsabilidades, ordeiros, educados e cultos”, completou Modesto.

“Vale também ressaltar o apoio que tivemos das equipes de Medicina do Trabalho dessas indústrias que empregam haitianos, permitindo todo o nosso trabalho e das equipes da Vigilância Epidemiológica”, destacou o fisioterapeuta.

TUBERCULOSE

Segundo dados informados pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Três Lagoas registrou 27 novos casos da doença, nestes oito meses de 2014, o que corresponde ao índice de 24,5% de incidência para cada 100 mil habitantes. Nesse grupo, 19 novos casos são masculinos e 8 são femininos.
Em 2013, houve o registro de 40 novos casos de tuberculose, o que equivale ao índice de incidência de 38% para cada 100 mil habitantes.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Primeiro “Baile da UMI” será realizado neste sábado (20) no 3R Pub

Valdenir Gonzaga, o "Caju", presidente do Unidos da Melhor Idade esteve com a radialista Toninha Campos, onde contou sobre o evento, que já está com quase todos os ingressos vendidos.

Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas no Parque São Carlos

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada no local, onde conduziu às vítimas até a unidade de saúde.

Traficante de 18 anos é preso pela Força Tática durante patrulhamento pelo São Jorge

Suspeito foi encontrado em um ponto, frequentado por usuários no momento em que realizava a venda de porção de crack à uma pessoa.