22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Saúde encerra processo de construção de protocolos na assistência de enfermagem

Cronograma de treinamento profissional, elaboração e validação legal de documento, por meio de Lei Municipal, são os próximos passos.

24/10/2018 08h22
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Saúde Coletiva e em parceria com a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL), do Curso de Enfermagem da Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul (AEMS) e com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN-MS), desde o início do mês de julho, vem promovendo “encontros de construção dos Protocolos na Assistência de Enfermagem em Três Lagoas”.

Esse processo inicial de construção e definição dos protocolos chegou à fase final dos procedimentos que serão concluídos, seguindo um cronograma de treinamento dos profissionais de Enfermagem e a elaboração e validação de documento, que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal, para apreciação e votação dos vereadores para se transformar em instrumento legal, para, posteriormente, ser seguido em todas as unidades da SMS de Três Lagoas.

A conclusão desta fase do processo de definição dos protocolos para Assistência de Enfermagem na Saúde de Três Lagoas foi no início da tarde desta terça-feira (23), nas dependências das Faculdades AEMS, na presença da assessora de Saúde da Família da SMS, enfermeira Fabiana Cardoso da Silva, representando a secretária de Saúde, Angelina Zuque.

Na oportunidade, a enfermeira Fabiana agradeceu o empenho e o envolvimento de todos os profissionais da Saúde no processo de construção dos protocolos.

“Nossos próximos passos serão a validação junto ao Município e a implantação e adequações que se fizerem necessárias para a finalização e encaminhamento à Câmara Municipal para se transformar em Lei”, explicou Fabiana.

Desde o seu início, as atividades de “construção dos protocolos para assistência de Enfermagem na Saúde de Três Lagoas” são coordenadas pela enfermeira e professora da Faculdade de Enfermagem da UFMS, Kaelli Virgínia Saraiva. Ela também representa o COREN-MS, como integrante da Câmara Técnica da Saúde da Mulher.

Junto com ela, vem participando também da coordenação dos trabalhos a enfermeira, professora da AEMS e diretora da SMS, Tânia Regina Adorno Manhani.

“Estamos trabalhando e praticamente concluindo o processo de construção dos protocolos para definição das competências da enfermagem, nas variadas ações de assistência à Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde Mental, IST/Aids, Hanseníase e Tuberculose e Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus”, resumiu a enfermeira.

Informações Assessoria de Imprensa

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...