32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Saúde do Trabalhador intensifica plano de redução de acidentes por queimaduras oculares

Plano deverá ser executado até junho, como prevê nova etapa do concurso, conquistado em 2018.

04/01/2019 09h55
Por: Gabriele Benati

A equipe do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, a partir da conquista do “Prêmio de Incentivo à Promoção, Prevenção, Proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, vem intensificando plano de ações para redução de acidentes ocupacionais por queimaduras oculares.

O prêmio de um veículo WV Gol, novo, adesivado e equipado, avaliado na época em mais de R$ 40 mil, foi conquistado em junho de 2018 e promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, por meio da Superintendência Geral da Vigilância em Saúde e Coordenadoria Estadual em Saúde do Trabalhador.

Representando a microrregião de Três Lagoas, participou do concurso e foi um dos vencedores o trabalho da professora de Educação Física e técnica do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Darlene Heloísa Ferrari Ruiz; e da psicóloga e também técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador, Luciana Assi de Lima.

Seguindo as regras e etapas estabelecidas no Concurso, foi elaborado “o Diagnóstico Situacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Três Lagoas”, informaram as servidoras da Saúde.

Conforme revelou esse “diagnóstico”, um trabalho de 64 páginas, os principais acidentes de trabalho que resultaram em prejuízos para a saúde do trabalhador de Três Lagoas são traumas oculares, provocados por queimaduras por solda, queimaduras químicas e queimaduras por fagulhas.

A segunda etapa, como também já previa o regulamento do concurso, “é a elaboração de um plano de ação de implantação ou implementação de promoção, prevenção, proteção e vigilância em saúde do trabalhador e da trabalhadora”.

EXECUÇÃO DO PLANO

A execução desse plano, como informaram as técnicas da Vigilância em Saúde do Trabalhador, começou a ser trabalhado, a partir de julho de 2018 e deverá estender-se até junho de 2019.

Entre essas ações, como informaram Darlene e Luciana, foi realizado treinamento direcionado aos profissionais das Unidades Notificadoras sobre o “Organograma para Notificação Compulsória de ATG” – Acidente de Trabalho Grave.

Em novembro de 2018, houve treinamento de toda a equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador e, em dezembro, o mesmo treinamento foi direcionado aos coordenadores e coordenadoras de Unidades Básicas de Saúde, Clínicas e integrantes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...