16.9 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Saúde de Três Lagoas registra 39 casos notificados suspeitos de Gripe H1N1

Dados foram divulgados pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

08/05/2019 17h20
Por: Mirela Coelho

TRÊS LAGOAS (MS) – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Boletim Semanal de Monitoramento da Gripe Influenza A, nesta quarta-feira (08).

Segundo consta no referido Boletim, em 2019, o acumulado de casos notificados suspeitos da Gripe Influenza A, tipo H1N1, de janeiro até agora, chegou a 39. Desse total de casos notificados suspeitos, 21 deles tiveram resultado positivo, 13 casos obtiveram resultado negativo e cinco dos casos notificados ainda aguardam resultado.

O número de óbitos confirmados em decorrência da Gripe tipo H1N1 chegou a quatro, sendo dois casos em abril e dois casos em maio.

A ocorrência de notificações de casos de Gripe Influenza A começou na quarta semana do ano, final de janeiro, quando foi registrado o primeiro caso suspeito da doença. De lá para cá, Três Lagoas passou a notificar casos suspeitos da Gripe na 11ª semana (02), na 16ª semana, já no mês de abril (14), na 17ª semana (09) e nesta que é a 18ª semana epidemiológica, foram notificados 13 casos.

SINTOMAS

Conforme os profissionais da Saúde, o vírus H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus da Gripe, ou seja, o paciente apresenta sintomas de febre alta, mal-estar, dores de cabeça, espirros constantes e tosse. Em alguns casos de H1N1, pode haver também dificuldade para respirar ou falta de ar.

Quando os sintomas aparecem, o aconselhável é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente para o diagnóstico médico e tratamento adequado.

PREVENÇÃO

É importante que as pessoas adotem hábitos saudáveis de higiene e de prevenção de contágio pelo vírus da Gripe.

Entre as medidas, como orientam os profissionais da Saúde, vale lembrar a importância de: não compartilhar alimentos ou objetos pessoais como copos, talheres e toalhas; lavar as mãos com água e sabonete com frequência, principalmente ao sair ou chegar em casa ou no local de trabalho; cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar; e usar, de preferência e se for possível, o álcool gel na higienização das mãos.

Da Redação com informação da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto: Divulgação.

Hábitos saudáveis de higiene são a melhor prevenção de contágio

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.