17.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Saúde auditiva dos filhos é assunto com mães do CRAS “Ana Maria Moreira”

A ação, além da prevenção, tem a finalidade de proporcionar o crescimento saudável das crianças.

11/09/2018 14h37
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Proteção Social Básica e em parceria com a Clínica de Fonoaudiologia e Aparelhos Auditivos – “Aud’Fono” da cidade de Andradina (SP), realizou ação, denominada “Triagem Auditiva”, no período da manhã desta terça-feira (11), no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “Ana Maria Moreira”, no Bairro Vila Verde.

A ação foi dirigida a um dos três grupos de mães das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV “Colo de Mãe”, com a finalidade de realizar prévio diagnóstico da saúde auditiva das crianças e encaminhá-las para tratamento específico, se houver necessidade.

Esta mesma ação estava também programada para ser levada, no período da tarde, ao CRAS “São João” para atender ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCVC dos grupos da Melhor Idade e do “Centro de Convivência Tia Nega”.

Esta ação contou com a participação voluntária da fonoaudióloga da Clínica “Aud’Fono”, Ana Karine Padovan, que aproveitou a oportunidade para orientar as mães sobre a importância da prevenção da saúde auditiva e dos cuidados que se deve ter para evitar obstruções de audição.

“Constatamos, através de testes rápidos e visuais, que um grande número de crianças possui acentuada obstrução auditiva, devido ao excesso de secreção acumulada. Isso prejudica em muito a qualidade auditiva das crianças”, observou a fonoaudióloga.

“Em alguns casos, orientamos as mães a procurarem tratamento com especialistas, através das Unidades Básicas de Saúde, que deverão encaminhar ao profissional competente”, comentou. “Essa situação prejudica em muito o desenvolvimento integral da criança”, completou a fonoaudióloga.

Junto aos idosos, “esta ação da SMAS atende à necessidade de orientar e esclarecer dúvidas a respeito da saúde auditiva para a melhoria da qualidade de vida que todos desejamos que eles tenham”, observou a diretora de Proteção Social Básica, Merlúcia Nunes dos Santos.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira de tempo ensolarado e temperaturas amenas em Três Lagoas

Mínimas esperadas estão entre 18°C e 21°C, enquanto as máximas podem chegar até 34°C.

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...