30.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Reviravolta. Hospital Universitário de Três Lagoas poderá ser construído

27/01/2015 – Atualizado em 27/01/2015

Apesar de se esquivar das perguntas sobre o Hospital Universitário de Três Lagoas, Reinaldo não descarta a sua construção

Decisão deverá acontecer no próximo mês de março

Por: Redação

O Governador Reinaldo Azambuja anunciou no I Fórum de Integração realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo em Campo Grande, os investimentos que pretende fazer na área da saúde para priorizar o atendimento imediato à população sul-mato-grossense.

HOSPITAIS

Na questão dos Hospitais, o Governador adiantou que pretende concluir a reforma do Hospital Regional da Capital, a conclusão do Hospital do Trauma e concluir as obras do Hospital do Câncer para que o atendimento oncológico seja maior com a conclusão dessas obras já iniciada e que irão no todo priorizar o atendimento imediato à população.

“O estado tem uma demanda enorme na saúde. A nossa proposta de governo está voltada para a saúde por que é a prioridade levantada pela população e vamos atendê-la mesmo que seja necessário o sacrifício de outras obras”, disse o governador. Nesse Fórum o Governador não citou publicamente qualquer outro Hospital.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE TRES LAGOAS

Quanto à questão do inicio das obras do Hospital de Três Lagoas, tem-se uma informação extraoficial sobre os estudos da sua construção que já estaria em estágio avançado para um parecer favorável para na sua decisão.

Há uma grande expectativa para que o governador faça a sua opção pelo início da obra, já que a importância do investimento é interessante pelo fato de atender os residentes e alunos da Faculdade de Medicina recém-criada, e atenderia a população de todas as cidades da região do Bolsão.

Essa tendência positiva leva a um ponto facilitador para a decisão favorável é que em outubro do ano passado foi realizada a licitação da construção dessa obra orçada em R$ 41,2 milhões, sendo publicado como vencedora no Diário Oficial de 04.12.2014 a empresa CMT Engenharia Ltda que já possui o seu canteiro de obras instalado na BR 158.

Não se pode deixar de considerar que a pressão política para essa construção acontecerá com maior intensidade a partir desse domingo (01) porque Três Lagoas terá empossado uma senadora, dois deputados da cidade e dos outros do Bolsão Sul-Mato-grossense.

O Hospital Universitário faz parte do projeto de instalação da Faculdade de Medicina e na sua primeira etapa de funcionamento terá 120 leitos, aumentado no ano de 2016 para 170. Ele será construído no sentido vertical com quatro pavimentos ocupando uma área de 19.409,52 m², que já foi doada pela família Thomé.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

CARAVANA DA SAÚDE

A nível de Estado, está previsto para começar em março as ações da “Caravana da Saúde”, que terá o objetivo de reestruturar o sistema de saúde nos pólos regionais do estado. Serão 11 microrregiões incluídas no calendário de visita mensal que se estenderá até janeiro de 2016.

De acordo com o governador, a realização da Caravana da Saúde contará com uma grande estrutura de profissionais e equipamentos para atender a demanda acumulada de cirurgias e exames nas micros regiões, diminuindo as filas de espera para os procedimentos. “A Caravana da Saúde contará com uma grande estrutura tanto de profissionais como de equipamentos.

Além dos hospitais de cada região, serão disponibilizadas carretas especiais com estrutura médica para atender diversos procedimentos, entre eles tomografia, ressonância e ultrassom. “Nosso objetivo é diminuir as filas das cirurgias eletivas e exames que estão represados.

Hoje a saúde está municipalizada, mas não é o suficiente para suprir a demanda da saúde. A saúde é responsabilidade do estado também, por isso queremos reforçar a parceria com os municípios. As caravanas visitarão a região, mas não vamos parar com os investimentos. Faremos uma pactuação com os municípios para que a qualidade seja mantida, através de recursos para os profissionais e equipamentos de saúde”, concluiu o governador.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO

O primeiro município a receber a Caravana será o município Coxim. As visitas continuam mensalmente nos seguintes municípios: Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Campo grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Naviraí e o município de Jardim, encerrando o cronograma de visitas.

A “Caravana da Saúde” representa a nova política pública em saúde do Governo do Estado focada na estruturação dos atendimentos visando a regionalização da saúde.

Magid Thomé no ato da doação do terreno

Ato da doação do terreno ao município de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...