21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Representante da SMS fala sobre dia Dia e Qualidade da Água em Três Lagoas

Bióloga alerta sobre o risco de acabarmos com a água potável e sobre a necessidade de
conscientização da população

22/03/2019 12h18
Por: André Rodrigues

Nesta sexta (22), o Programa da Web/TV Caçula, Linha Direta com A Notícia trouxe uma representante da Secretaria de Saúde Pública para falar sobre o Dia Mundial da Água e meio ambiente.

A convidada é Gisleine Saiar, Bióloga, Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental na Secretaria de Municipal de Saúde Pública (SMS).

Romeu de Campos e Gisleine conversaram a respeito das ações que a prefeitura tem realizado durante o mês de março e sobre a qualidade da água no município de Três Lagoas (MS).


Ação Dia da Água

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da SMS tem realizado ações educacionais no mês de março, ano passado (2018) a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, e de equipes de vários setores do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, percorreu várias Escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), desenvolvendo ações alusivas à importância da água. Este ano, a equipe desenvolveu ação junto ao Programa Integração AABB Comunidade, que atende 450 crianças e adolescentes, de 06 a 16 anos incompletos. Além disso, foi realizada ação na Praça Ramez Tebet, com entrega de brindes e panfletagem na data de hoje (22).

Impactos Ambientais

Segundo a bióloga, as recentes mudanças climáticas que percebemos em várias regiões do mundo vêm como consequência das ações do homem na natureza, como a industrialização, poluição, desmatamento, etc. O município três-lagoense vive um cenário que é reflexo do fenômeno El Niño, com grandes períodos de seca e quando ocorre a precipitação, o volume é maior do que deveria, trazendo algumas consequências indesejáveis.

Qualidade da Água no Município

Segundo Gisleine, o Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento em que trabalha tem como principal objetivo monitorar a qualidade da água para o consumo humano. São feitas medições de amostras da água fornecida pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (SANESUL).

A bióloga explica que o município é privilegiado quanto ao fornecimento de água, que tem mostrado qualidade. Nas amostras coletadas são verificadas a presença de bactérias heterotróficas, coliformes fecais totais e também o nível do Ph, que deve estar equilibrado.

O problema que existiu no passado, segundo ela, foi com a conhecida “Água do Palmito” que tinha o Ph acima do especificado, sendo alcalina. Mas hoje, não existem índices de que a água fornecida no município possa ser prejudicial à saúde da população.

A bióloga ainda comentou que a conscientização da população é essencial, porque nós precisamos cuidar desse recurso, que é finito. A localização de Três Lagoas é privilegiada, por estar sobre o Aquífero Guaraní

“Se não vigiamos nossas ações para evitar contaminar a água, uma hora a água vai acabar, e nós, de Três Lagoas, podemos contaminar um dos maiores lençóis freáticos do mundo, o Guaraní.”

– Alerta, a Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Gisleine Saiar, Bióloga, Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental  - Linha Direta 22.03.2019 - Rádio Caçula FM 96,9

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...