28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre ATG

São coordenadores de Unidades de Saúde, enfermeiros, médicos e outros envolvidos na Notificação de Acidente Grave.

18/10/2018 14h53
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), está realizando capacitação sobre “Acidente de Trabalho Grave – ATG”.

A capacitação iniciou no período da tarde de quarta-feira (17) e deverá estender-se até às 18h desta quinta-feira (18), no recinto do Plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas.

Estão participando, junto com os profissionais de Saúde de Três Lagoas, envolvidos na Notificação de ATG, profissionais dos municípios que formam a Microrregião, ou seja, dos municípios de Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria.

São coordenadores de Unidades de Saúde, Enfermeiros e Enfermeiras, Médicos e outros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e também da rede particular de atendimento à saúde do trabalhador.

A capacitação está a cargo da doutora e mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, Márcia da Silva Anunciação Lazarino, da cidade de Betim (MG).

A secretária de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque,acompanhada da coordenadora do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Maria Aparecida de Oliveira, esteve na abertura do curso e desejou as boas vindas a todos os participantes.

“Todo o treinamento que promovemos em Três Lagoas tem a finalidade da melhoria de resultados e do ‘empoderamento’ dos nossos servidores. Além de adquirirem conhecimento, damos oportunidade de compartilharem sua capacitação para o bem da população que atendemos”, destacou Angelina Zuque.

Como antecipou Maria Aparecida, “quando se fala em ATG, a relação específica desses acidentes segue os protocolos do Ministério do Trabalho, definidos na legislação”.

A coordenadora da SMS deu como exemplos, acidentes de trabalho que provocam desmaios, cortes, queimaduras e outras lesões que afastam o trabalhador do exercício de suas funções.

“O Trabalho faz bem para a saúde?” Esta foi a pergunta lançada pela ministrante do curso de capacitação.
Como assegurou a doutora Márcia, “faz bem, porque precisamos do trabalho, mas também é importante que o trabalho não prejudique a saúde do trabalhador”.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Remédios devem ficar 4,5% mais caros a partir de abril

O preço dos remédios deve ficar 4,5% mais caros a partir de abril. O reajuste anual dos medicamentos deve repor a inflação, segundo estimativa...

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640 Em até 15 dias, os trabalhadores de carteira assinada com renda de até...

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

O diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse nesta quinta-feira (28) que a estratégia de vacinação para combater a dengue pode...