26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Presidente do sindicato dos enfermeiros fala a respeito da greve

06/05/2015 – Atualizado em 06/05/2015

Por: Ana Carolina Kozara

O presidente da S.E.T.A. (Sindicato dos Enfermeiros Técnicos e Auxiliares) JoÃo Carvalho falou à Rádio Caçula na manhã desta quarta-feira (6) a fim de esclarecer a população a respeito da greve dos enfermeiros em Três Lagoas (MS).

Segundo João, o movimento foi sugerido e colocado em prática pelos próprios servidores e em assembleia ocorrida na ultima quinta-feira (30) ficou acordado que o sindicato não organizaria esta manifestação.

A S.E.T.A. disse que quando enviou a notificação à administração municipal o intuito era de iniciar uma negociação entre as partes, o que não ocorreu. Na ocasião havia mais de 60 dias que o sindicato havia protocolado a sinalização de greve.

O sindicato se posicionou diante da paralisação e desde segunda-feira (4) voltou a se comunicar com a prefeita através de um oficio informando que o sindicato estava de portas abertas para retomar a negociação.

REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO

Na tarde desta terça-feira (5) durante a tribuna, o vereador Tonhão sinalizou que no dia 29 de abril uma reunião não oficial com o sindicato foi agendada, mas que os representantes não compareceram.

O senhor João Carvalho alegou que o sindicato é uma ordem que tem por objetivo garantir que os direitos dos trabalhadores sejam prevalecidos e que por este motivo realiza todo o tipo de relacionamento de maneira formal, por escrito e oficializada e que isto é feito para que todas as manobras estejam registradas e disponíveis para qualquer pessoa que tenha interesse.

Partindo da conduta adotada, nenhuma notificação foi encaminhada ao sindicato.

MANIFESTAÇÕES DOS ENFERMEIROS

O Presidente João Carvalho relembra as manifestações realizadas pelos enfermeiros nos dias 20 e 21 onde os enfermeiros trocaram a vestimenta padrão branca e usaram pretos como uma reivindicação em sinal de luto ao desrespeito com a saúde pública.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No dia 20 o senhor Alex, representando a administração municipal e a secretaria de saúde, procurou o senhor João Carvalho para informar que a manifestação que estava acontecendo no UPA era passível de retaliação.

Na ocasião uma reunião extraoficial foi realizada com o RH da prefeitura, e sem nenhuma ata formal ficou firmado verbalmente que uma nova reunião seria agendada.

Desde o inicio das manifestações, nenhum contato foi estabelecido entre prefeitura e sindicato, o senhor João alega que tivemos prejuízos na comunicação por conta do feriado, mas que acredita que nesta semana terão êxito nas negociações.

Nesta segunda-feira (4) um memorando foi encaminhado a administração municipal, confirmando a rejeição da proposta feita a categoria e como o sindicato não recebeu nenhuma sinalização em relação ao documento enviado, ontem (5) um outro oficio foi encaminhado.

O documento dizia que a partir desta semana o sindicato dos enfermeiros estaria assumindo a negociação e movimento. Após este comunicado, uma reunião foi marcada para a tarde desta quarta-feira (6) e acreditam que foi dado o inicio de um diálogo entre as partes para que um acordo seja firmado.

AS REIVINDICAÇÕES

A proposta é buscar uma equalização salarial para os funcionários. Pois existe uma diversificação no pagamento de acordo com a categoria que estes ocupam e na visão do sindicato, todos exercem a mesma função por isso merecem ter salários semelhantes.

O que se quer não é impor uma decisão e sim que se faça um estudo e se chega a uma decisão de um melhor salário.

O segundo proposta é de um aumento de 18% para estar discutindo sobre isso já que no ano passado houve uma lei que elevou o salário destas categorias e tem outras que há 4 anos não tem a mesma elevação de salário.

EM BUSCA DE UM ACORDO

Durante a reunião que acontece na tarde de hoje (6) o sindicato espera chegar a um acordo para evitar quaisquer outras situações posteriores, lembrando que a população reclama da saúde deficitária, mas vale lembrar que quem faz esta deficiência na saúde são os próprios gestores e os servidores não estão pedindo nada mais do que é seu direito.

Outro ponto que vale ressaltar são as condições de trabalho oferecidas aos profissionais da saúde, pois quando o paciente se dirigem à unidades de saúde vão em busca de auxilio e os enfermeiros precisão ter condições e materiais adequados para atender à população.

Em relação à ilegalidade da greve, o presidente do sindicato afirma que só tem conhecimento desta informação por conta das noticias divulgadas na imprensa e que em momento algum o sindicato foi comunicado a respeito e afirma que assim que forem comunicados entraram com recurso para se defenderem.

Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...