30 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Município participa do levantamento de Saúde Bucal do estado de MS

19/03/2018 14h30

Esse trabalho, de início, será feito simultaneamente em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.

Por: Da Redação

Até o final de 2018 e início de 2019, sete equipes de profissionais da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas estarão envolvidas no Levantamento de Saúde Bucal de Mato Grosso do Sul (SB/MS).

Cada equipe, formada por um dentista e um auxiliar, estará participando do levantamento de dados que irão avaliar as principais condições da saúde bucal da população, observando amostras de diversas faixas etárias.

De imediato, as equipes de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, estarão realizando o levantamento SB/MS em crianças de cinco anos, avaliando as condições da dentição decídua, ou seja, a dentição comumente chamada de dentes de leite; e em crianças na faixa de 12 anos, quando já se constata a formação da dentição permanente.

Nesse levantamento, como explicou a dentista Ana Paula Barros, da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Jardim Maristela, “estaremos avaliando os índices de Periodontal, de Fluorose Dentária e Traumas, seguindo os parâmetros de avaliação, previamente estabelecidos”, antecipou.

A dentista Ana Paula e o dentista Edmilson Borges, da ESF Santa Rita participaram do que chamaram de “Calibração”, em setembro de 2017, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Campo Grande. Eles integram as sete equipes de Três Lagoas que iniciarão, ainda neste mês, os trabalhos da SB/MS.

“Ao final deste trabalho, que teve a iniciativa da UFMS em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, teremos um completo livro de dados que servirá de base para a elaboração de projetos de políticas públicas para a SB de Mato Grosso do Sul”, resumiu o dentista Edmilson.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer fala dos trabalhos da instituição e de como você pode ajudar

Lourdes Palhares também explicou sobre o Leilão da Rede, que será realizado no próximo dia 26 de maio, no Sindicato Rural, para arrecar fundos visando a continuidade dos trabalhos.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está...

Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas

Com a industrialização de Mato Grosso do Sul em ritmo acelerado, faltam motoristas profissionais e sobram vagas no mercado de trabalho. Segundo o sindicato...