26 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Meta para reduzir quantidade de açúcar em alimentos é assumida no Brasil

Com foco em 2022, o acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a indústria alimentícia prevê diminuir em 144 mil toneladas o açúcar utilizado em produtos.

04/12/2018 08h43
Por: Gabriele Benati

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira 26, uma meta para reduzir a quantidade de açúcar em alimentos industrializados produzidos no Brasil. O plano prevê uma diminuição de até 144 toneladas na utilização do ingrediente até 2022, com termos acordados em compromisso assinado com associações do ramo.

Cinco categorias de alimentos deverão reduzir o teor de açúcar em seus produtos, seguindo um processo gradual até 2022: achocolatados em pó; bebidas adoçadas; biscoitos; bolos e mistura para bolos; e produtos lácteos.

Metas específicas foram definidas para cada grupo, considerando quais deles utilizam mais o ingrediente em suas receitas: biscoitos deverão diminuir em até 62,4% o uso de açúcar nos próximos quatro anos, seguidos por produtos lácteos (53,9%), misturas para bolos (46,1%), bebidas açucaradas (33,8%), bolos (32,4%) e achocolatados (10,5%). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será responsável por fiscalizar o cumprimento do acordo.

De acordo com levantamento da ABIA, o brasileiro consome, em média, 30 quilos de açúcar por ano, quantidade muito acima dos 18,2 quilos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), equivalente a 50 gramas diários.

O próprio Ministério da Saúde indicou, em sua pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% entre 2006 e 2016.

Segundo o ministro Gilberto Occhi, o Brasil se torna um dos primeiros países do mundo a adotar uma política com essa finalidade. Fazem parte do projeto a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia); Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir); a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi); e a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácetos).

Informações Site Veja

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Primeiro “Baile da UMI” será realizado neste sábado (20) no 3R Pub

Valdenir Gonzaga, o "Caju", presidente do Unidos da Melhor Idade esteve com a radialista Toninha Campos, onde contou sobre o evento, que já está com quase todos os ingressos vendidos.

Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas no Parque São Carlos

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada no local, onde conduziu às vítimas até a unidade de saúde.

Traficante de 18 anos é preso pela Força Tática durante patrulhamento pelo São Jorge

Suspeito foi encontrado em um ponto, frequentado por usuários no momento em que realizava a venda de porção de crack à uma pessoa.