20.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Médico de Três Lagoas é destaque nacional em série de reportagem da Globo

02/10/2018 08h46
Por: Ana Carolina Kozara

A série de reportagens especial veiculada no Jornal Nacional durante esta semana mostra os cinco principais sonhos que o cidadão quer no Brasil do futuro e dentre as mais citadas pela população, saúde é uma delas e Três Lagoas foi a cidade escolhida para representar o país nesta categoria.

Três Lagoas ocupa o 5º lugar no ranking da saúde de melhor qualidade de Mato Grosso do Sul e é o 476º lugar na classificação nacional.

A matéria foi ao ar nesta segunda-feira (1) e trouxe como destaque o médico e coordenador do programa de saúde da família do distrito rural de Arapuá, Dr. Rodrigo Gatto, profissional querido por seus pacientes e a representação de um médico que veste a camisa de um SUS (Sistema Único de Saúde) eficiente.

Em sua entrevista, o Dr. Gatto disse que 95% dos atendimentos são solucionados na própria unidade de saúde que coordena e apenas os casos de média e alta complexidade são encaminhados para o hospital, o que diminuiu as filas e desafogou o pronto socorro.

Para o estudioso do Sistema de Saúde e diretor da faculdade de saúde da USP (Universidade de São Paulo), Oswaldo Tanaka, o uso da tecnologia é apenas uma parte do processo, o médico precisa escutar mais as pessoas e tentar entender qual o problema que depende de um conselho ou uma orientação e qual realmente depende de uma tecnologia. Para Tanaka, a postura do Dr. Gatto é essencial para o bom funcionamento do SUS.

Os casos que precisam de um atendimento especial são encaminhados para o Hospital Auxiliadora, local onde o Dr. Gatto também atua. A unidade atende 10 municípios da região e o bom funcionamento, de acordo com a gerente de qualidade do Hospital, Daniela Mekaru, o estudo de portarias, programas de governo e a prestação de contas com seriedade é o caminho para captar recursos e aprimorar o atendimento.

Dr. Gatto, disse que sua maior satisfação é conseguir resolver o problema do doente e ter o reconhecimento do paciente que foi curado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...