19.5 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Mais de 80% dos casos de automutilação e ideação suicida são causados por conflitos familiares

Perda dos vínculos que ligam pai, mãe e filhos vem ocasionando o aumento de casos de transtornos emocionais em crianças e adolescentes

05/02/2019 14h37
Por: Sizenando Mendes

A equipe da Clínica de Pediatria “Carlos Azambuja Leão Júnior”, também conhecida como Clínica da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, há tempos, vem desempenhando uma de suas mais importantes finalidades de atenção à saúde mental da criança e do adolescente, especialmente, na terapia de casos de automutilação e de ideação suicida.

Nessa equipe, coordenada por Alexandra Nunes de Souza, três profissionais da Saúde, psicóloga Daniela Pereira Brito, psicólogo Gilmar Lucas da Silva e psiquiatra Marcos Antônio Gulla Marques, trabalham no atendimento de transtornos mentais em crianças e adolescentes.

A psicóloga da Clínica da Criança informou que o processo de tratamento consiste na programação de ações de psicoterapia breve que se estendem por uns três meses, seguindo procedimentos direcionados especificamente ao indivíduo, no caso, o adolescente, ao grupo (automutilação, ideação suicida ou depressão) e também ao grupo com sua respectiva família.

ENCAMINHAMENTO

Quando os pais, educadores ou responsáveis identificam algum comportamento, que levante suspeita de automutilação, ideação suicida ou depressão, devem procurar ajuda imediata na Unidade de Atenção Básica de Saúde (Postinho) mais próxima de sua residência ou diretamente na Clinica da Criança, na Rua Egídio Thomé, S/N, no Bairro JK.

“Procuramos, em primeiro lugar, conversar com os pais para tentarmos identificar qual a demanda que esse adolescente necessita. Identificada a demanda, inserimos o adolescente no tratamento”, explicou a psicóloga Daniela.

Para tanto, identificados os motivos, “procuramos quebrar resistências, criando laços de empatia e sensibilidade com o adolescente e sua família”, ressaltou.

“Os pilares das famílias, com seus papeis e regras estabelecidos e até então bem definidos, de pai, mãe e filhos, estão sofrendo mudanças decorrentes da vida moderna, de separações e constituição de nova família, ocupações, trabalho, emprego, mudanças de conceitos e ruptura de valores”, comentou a profissional da SMS.

“Os problemas se agravam quando os filhos percebem que seus pais não têm mais tempo para eles. E o processo de cura e do restabelecimento da normalidade começa quando o pai e mãe também querem tirar seu filho ou filha desse sofrimento, antes que seja tarde”, orientou a psicóloga.

Por esses motivos, “nosso trabalho obtém resultados positivos, quando os pais e seus filhos tomam consciência da necessidade de reavaliação da família, recuperação de valores e conceitos de autoridade, incluindo a importância do uso do “não” como importante instrumento de educar”, concluiu Daniela Brito.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Informações da Assessoria da Prefeitura de Três Lagoas.

MOTIVOS

São inúmeros os motivos que levam o adolescente à prática de automutilação, ideação suicida ou depressão. A experiência dos profissionais da Saúde, que tratam desses casos, revela que 80% dos casos possuem motivações emocionais e apenas 20% são causas patológicas. Essas motivações emocionais que acabam provocando sérios problemas nos nossos adolescentes têm como sua principal causa a estrutura e conceito da família contemporânea sobre o significado e papel das figuras do pai, da mãe e dos filhos.

“Vivemos hoje um modelo diferente de família, em que o pai, a mãe e o filho, infelizmente, perderam os tradicionais e saudáveis vínculos emocionais que alimentavam e fortaleciam as relações familiares”, ressaltou a psicóloga Daniela.

A falta de diálogo e de compreensão e as relações afetivas, a cada dia mais distantes na família moderna, levam o adolescente a sentir carência afetiva e apoio no enfrentamento da vida.

Psicóloga Daniela Pereira Brito ressalta a importância do fortalecimento dos vínculos familiares

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas fatura 08 medalhas na 1ª etapa dos Jogos da Melhor Idade de MS 2024

A delegação de Três Lagoas, composta por 26 atletas, representou o município na primeira etapa dos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do...

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.