30 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Linha Direta com A Notícia: Dengue e Filas de Espera na Saúde

Romeu de Campos entrevistou, nessa terça (12) Angelina Zuque, Secretária na SMS e Alcides Divino, Coordenador de Endemias e Controle de Vetores

12/03/2019 11h44
Por: André Rodrigues

Nesta terça (12), o Programa da WebTV Caçula, Linha Direta com A Notícia trouxe Maria Angelina da Silva Zuque, da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SMS) e Alcides Divino, Coordenador de Endemias e Controle de Vetores. Romeu de Campos Jr. e os convidados conversaram sobre o trabalho que está sendo feito para evitar a progressão do vetor e casos de pessoas com Dengue, no município de Três Lagoas e também sobre a demanda represada gerada pelo Estado, que será atendida por Portaria do Ministério da Saúde e recursos da SMS.

DENGUE:

O Sr. Alcides Divino iniciou explicando que ainda existem muitos casos de Dengue no município de Três Lagoas, neste primeiro trimestre de 2019, porém se comparados ao final do ano passado esse número reduziu. Os trabalhos estão surtindo efeito, mas é necessário que a população se conscientize, mais de 80% dos focos, segundo dados da SMS, são provenientes de residências. A Secretaria de Saúde, Angelina Zuque complementou, informando que estamos no final do verão e este período é propício para a multiplicação do vetor, já que, devido as chuvas o mosquito transmissor Aedes Aegypti tem maior facilidade em reproduzir-se.

Se o mosquito contaminado encontra uma população saudável o vetor é multiplicado” – *continuou Angelina. *

A SMS, junto ao setor de Endemias e Controle de Vetores, está realizando um trabalho de mutirão para a coleta de resíduos que podem acumular água, a fim de prevenir focos do mosquito, principalmente nos bairros onde os casos estão acontecendo com maior frequência, como o Jd. Paranapungá, Jd. Progresso, Ipacaraí e Bela vista. Nessas Regiões os Agentes de Endemias estão realizando visitas para aplicação de larvicida nos focos e existe o apoio do fumacê.

Nesse último mutirão foram encontradas 13 residências com focos, na região do Paranapungá e mais 23 residências com focos, nos demais bairros. Todos esses focos foram eliminados. Precisamos que a população tenha consciência em não acumular resíduos ou despejar lixo nos terrenos.” – comentou, Alcides.

DENÚNCIA:

Denúncias sobre o acumulo de lixo, em terrenos, podem ser realizadas à Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), pelo telefone (67) 3929-1249.

SAÚDE:

Sobre as filas que ocorrem no setor de saúde a Secretária explicou que existe uma grande demanda represada pelo Estado e que será atendida através de Portaria do Ministério da Saúde e também com recursos municipais.

Os casos onde existem mais filas são nas cirurgias, como as cirurgias de vesícula e hérnia, atualmente mais de 300 pessoas aguardam pelo atendimento.

Quando assumi a SMS eram mais de 1000 pessoas na fila. Estamos trabalhando para reduzir este número, ano a ano.” – afirmou Maria Angelina da Silva Zuque.

Existem diversos outros casos de dificuldade no atendimento à população, como a falta de profissionais, que será suprida através do concurso público da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, MS. A população foi bastante participativa na nossa live – na WebTV Caçula FM, fazendo diversas perguntas sobre exames e outros atendimentos. A secretária respondeu a todos, tirando as dúvidas e orientando para a resolução dos problemas.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Você pode assistir a entrevista na íntegra logo abaixo:


Arquivo: Cacula FM 96.9 e Prefeitura Municipal de Tres Lagoas

https://youtube.com/watch?v=263RDPLDamI

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas

Com a industrialização de Mato Grosso do Sul em ritmo acelerado, faltam motoristas profissionais e sobram vagas no mercado de trabalho. Segundo o sindicato...

SEDECT emite nota de pesar pelo falecimento do servidor Walmair Batista Leal

Com profundo pesar, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SEDECT) da Prefeitura de Três Lagoas, informa e lamenta o falecimento...

SMS promove campanha de conscientização sobre a saúde do trabalhador

Durante este mês, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS),...