19.5 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Laboratório Municipal de Três Lagoas é destaque na evolução e eficiência de resultados

Relatórios são do 3º Encontro Estadual de Atenção Básica e constam na Revista da Escola de Saúde Pública do MS

16/01/2019 08h33
Por: Sizenando Mendes

A estimativa populacional de Três Lagoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualizada anualmente, no final do mês de julho, é de 119.465 habitantes.

Essa estimativa populacional de 2018 é importante parâmetro de referência para avaliar a crescente evolução de resultados de exames laboratoriais, requisitados pelas Unidades de Atenção Básica de Saúde e concluídos no Laboratório Municipal “Jaime Joaquim de Carvalho Filho”, classificado como “o maior laboratório de análises clínicas de Três Lagoas e região em volume de exames”.

Segundo consta nos relatórios expostos no 3º Encontro Estadual de Atenção Básica, realizado em Campo Grande, em novembro de 2018, e atualizados em 1º de janeiro de 2019, de 298.480 exames laboratoriais realizados em 2017, em 2018 esse resultado evoluiu para 490.703 exames, o equivalente a um aumento de 66%, comparando com o ano anterior. Esse montante representa quatro vezes mais que o total da população estimada de Três Lagoas.

Esses mesmos dados, com relatórios específicos de “Experiências Bem Sucedidas” na Atenção Básica da Estratégia de Saúde da Família (ESF), estão publicados na Revista da Escola de Saúde Pública do Mato Grosso do Sul.

Em meio à “Modernização das Análises Clínicas no Sistema Único de Saúde”, na mesma Revista constam outras “Experiências Bem Sucedidas”, como, por exemplo, entre outras, a “Gestão em Assistência Farmacêutica”, com o restabelecimento, em Três Lagoas, de nove farmácias e contratação de 11 novos profissionais da área para atendimento à população.

Como observou o diretor do Laboratório Municipal de Três Lagoas, bioquímico César Vinícius Moleiro Ribas, “o serviço de exames laboratoriais é uma necessidade contínua e tem como finalidade suprir as necessidades de exames da Rede Pública de Saúde deste município, na quantidade e qualidade para perfeita e total execução dos serviços rotineiros do laboratório de análises clínicas”, comentou.

Como também consta no mesmo relatório, o número de consultas médicas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde pulou de 126 mil em 2016 para 300 mil em 2018, ou seja, um aumento de 140%, “o que veio a refletir também no aumento do número de exames no Laboratório Municipal”, observou o bioquímico, porque “o aumento de exames se dá em atendimento aos programas de saúde, desenvolvidos na atenção básica, conforme as normativas do Ministério da Saúde”, explicou.

OUTROS FATORES

Vários outros fatores também influenciaram no aumento do número de exames no Laboratório Municipal, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, em sistema de plantão e em atendimento ao UPA 24 horas.

“Hoje, o Laboratório possui capacidade e estrutura para realizar mais de 50 mil procedimentos por mês, porque possuímos toda a infraestrutura necessária, incluindo recursos humanos e equipamentos, para atingirmos essa meta”, anunciou César Vinicius.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Entre os fatores que influenciaram no aumento de resultados, estão o aumento para 20 no número de unidades que realizam coleta de amostras de materiais para exames. “foi também estendido até às 9h o horário de coleta de matérias e temos também dois veículos para o recolhimento dessas amostras”, informou o diretor do Laboratório.

“Junto com a dedicação e competência de toda a nossa equipe de 34 servidores, não podemos ignorar a modernização e automatização dos nossos equipamentos, graças aos investimentos da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde”, observou.

“Devido a esses investimentos, o Laboratório Municipal atende às necessidades da Rede de Saúde Pública, proporcionando a liberação dos resultados com maior rapidez, honestidade e qualidade, sempre com o mesmo objetivo, que é o de melhor ajudar no diagnóstico e saúde dos nossos pacientes”, concluiu César Vinícius.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inca manifesta apoio a imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas

Com aumento da tributação, instituto espera queda no consumo O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou nota em apoio ao aumento de impostos sobre as bebidas...

Com tempo seco, sol e pouca nebulosidade prevalecem no sábado em MS

Em Três Lagoas, o dia será de muitas nuvens e sem previsão de chuva com temperatura máxima de 32 °C.

Criminoso quebra porta de loja de móveis e é preso quando deixava o local no Centro

O mesmo comércio já foi alvo de criminosos em Março de 2024, onde invadiram o local, levaram alguns produtos e ainda urinaram no chão do banheiro.