22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Hospital Auxiliadora quer conscientizar pessoas sobre importância de ser um doador órgãos

21/02/2018 13h21

O doador deve comunicar a família sobre vontade de doar órgãos, visto que é um familiar de primeiro grau que autoriza ou não a doação.

Por: Laís Eger Penha

No último fim de semana, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora realizou a 4ª captação de órgãos da história da unidade de saúde. Na ocasião, foram extraídos três órgãos: dois rins e um fígado.

Para ser um doador de órgãos, é necessário primeiramente, que o paciente seja diagnosticado com morte encefálica. O segundo passo é os familiares autorizarem a doação. Quando a extração é permitida, a Central Nacional de Transplantes é comunicada e o receptor do órgão é definido.

Uma pessoa que possui todos os órgãos em boas condições podem doar córneas, coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas, pele e ossos.

A enfermeira e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Daiane Alves Santos, ressaltou que é necessário que os doadores conversem com seus familiares e deixem claro o desejo de doar órgãos.

A captação só pode ser concretizada com a autorização de familiares. Segundo a enfermeira, não basta deixar registrado através de documentos, pois quem assinará a autorização, é um parente de primeiro grau.

“Não adianta simplesmente ter na carteira de identidade ‘sou doador’, é preciso deixar claro para a família, pois a decisão de doar ou não é da família.”

Após o paciente ser diagnosticado com morte encefálica, é necessário realizar alguns procedimentos até a extração. A família passa por um processo de entrevistas e posteriormente decide se os órgãos serão doados ou não. Se permitido, os órgãos são avaliados, para identificação de quais estão em condições de serem usados em transplantes.

O procedimento de extração, a partir da autorização da família, dura entre 48 e 72 horas para ser concluído. Após esse trabalho, o órgão é encaminhado para o hospital que fará o transplante.

“É muito importante que todas as pessoas falem para a família que querem ser doadoras. É mais fácil para eles decidirem doar ou não quando sabem da vontade por parte do paciente.”, comentou Daiana.

Esse ato não causa nenhuma perda para o paciente, pelo contrário, ajuda a salvar vidas. A morte encefálica é irreversível e, segundo o enfermeiro e coordenador do Pronto Socorro, Carlos Júnior Barbosa, muitas famílias, não podendo fazer mais nada pelo ente querido, ficam felizes em poder ajudar outras pessoas.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“É visível em todos os casos de captação, a satisfação da família em poder ajudar o próximo mesmo em um momento de tristeza, de dor. Em todos os casos que fizemos a extração dos órgãos, as famílias puderam participar de todo esse processo, da acolhida, do momento de humanização que eles tem. Nesse momento é muito difícil tomar uma decisão, mas podemos ver a satisfação dos familiares ao doarem.”

A primeira captação de órgãos no Hospital Auxiliadora aconteceu em abril de 2016. Para mais extrações acontecerem, é necessário haver demanda para tal procedimento.

Os enfermeiros pedem que as pessoas busquem se conscientizar a respeito da doação de órgãos e venham a se tornar doadores. É um ato de generosidade, que não causa danos, pelo contrário, ajuda a salvar a vida de outras pessoas.

Já pensou em como será emocionante saber que o coração de seu ente querido continua batendo e possibilitando que outra pessoa viva? Pense nisso, seja um doador e autorize a doação de órgãos de seus familiares!

O que é a CIHDOTT

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) é uma equipe formada para realizar o procedimento da extração de órgãos. A equipe é composta por dois enfermeiros, um médico neurologista, uma assistente social e uma psicóloga.

A CIHDOTT ainda recebe apoio da equipe da OPO (Organização de Procura de Órgãos) e do Centro Estadual de Transplante (CET). Durante os procedimentos de extração, as três equipes estão em constante comunicação, para garantir que o órgão chegará ao receptador.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...