26.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Filha confirma morte do pai na última quarta-feira (18) em Três Lagoas (MS)

26/03/2015 – Atualizado em 26/03/2015

Filha confirma morte do pai na última quarta-feira (18) em Três Lagoas (MS)

Por: Cristiane Ruiz com informações de Viviane Pinheiro

Mara de Lurdes Sampaio da Silva, de 53 anos era filha do senhor Manoel José da Silva, de 78 anos e confirmou a morte clínica de seu pai, na última quarta-feira (18) no UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Três Lagoas (MS), na última quarta-feira (18), por volta das 11h. O óbito ocoreu, no dia seguinte, quinta-feira (19), no Hospital Auxiliadora.

De acordo com Maria de Lurdes, seu pai era hipertenso, e na manhã do dia 18 de março sentiu-se mal e deu entrada no UPA através do Corpo de Bombeiros, que foi acionado pela sua sobrinha.
Já no UPA, Manoel José da Silva ainda encontrava-se consciente e comunicativo.

Na sequência, começou passar mal e foi atendido pelos médicos plantonistas que prescreveram uma medicação injetável e, de acordo com testemunhas seu Manoel começou a sentir muita falta de ar e seu quadro de saúde emergencial se agravou, ocasionando uma parada cardiorrespiratória no paciente.

Diante da emergência, os médicos tentaram entubar Manoel José, procedimento que consiste na colocação e fixação de um tubo dentro da traqueia do paciente (canal que liga a garganta ao pulmão) para que a máquina de respiração seja conectada.

No processo de “entubação”, um médico experiente e habilitado deve sedar o paciente para que o mesmo permaneça confortável e inconsciente durante o procedimento.

O procedimento é complexo, mas quando realizado com eficiência, costuma ser bastante benéfico ao paciente que necessita de respiração artificial.

Segundo a literatura de Urgência e Emergência, “a decisão pela “entubação” e início da ventilação mecânica deve ser tomada no melhor momento, nem cedo demais, nem tarde e em situações de extrema urgência”.

No entanto, ainda de acordo com testemunhas e com o relato da filha Maria de Lurdes, no caso do senhor Manoel da Silva, de 78 anos, os médicos do UPA de Três Lagoas não conseguiram entubá-lo e diante da parada cardiorrespiratória, tentaram ainda no UPA reanimar o paciente.

Sem sucesso na reanimação, a vítima foi então encaminhada em estado grave para o Hospital Auxiliadora.

O idoso foi então socorrido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e ao dar entrada no Hospital Auxiliadora, ele sofreu uma segunda parada cardiorrespiratória , fato este que agravou ainda mais seu estado saúde .

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Ao chegar ao hospital, a filha então foi comunicada e ouviu dos médicos “que não havia mais nada a fazer”, afirmou Maria de Lurdes.

Mesmo com 78 anos de idade, seu” Manoel José da Silva ainda tinha sonhos, disse a filha, mas veio a óbito na noite de quinta-feira (19) no Hospital Auxiliadora de Três Lagoas sem nenhuma explicação oficial sobre sua morte por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

Filha confirma morte do pai  na última quarta-feira (18) em Três Lagoas (MS). Foto: Rádio Caçula.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados em cartórios...