19.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Farmácia da ESF Vila Piloto é inaugurada em Três Lagoas

Esta foi a 9ª unidade que voltou a receber este importante serviço de humanização do atendimento à população de Três Lagoas.

21/12/2018 09h46
Por: Gabriele Benati

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, acompanhado de sua esposa, Leide Daiane, e do vice-prefeito Paulo Salomão, esteve na unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF “Adriana Cristina de Queiroz Gorga”, no Bairro Vila Piloto, na manhã desta quinta-feira (20), para reinaugurar o serviço de farmácia dessa unidade, interrompido há mais de três anos.

A solenidade do restabelecimento da atenção farmacêutica nessa ESF, coordenada pela enfermeira Rosângela de Souza Andrade, teve a presença da secretária de Saúde, Angelina Zuque; secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), José Aparecido Moraes; diretor de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Rodrigo Fernandes; e vereadores Antonio Rialino, Luiz Akira e Sirlene Pereira, representada por assessores parlamentares de seu Gabinete.

No mesmo evento, abrilhantado com apresentações do Trio Cultural da Diretoria de Cultura, houve também a entrega de uma Caminhonete Mitsubishi, modelo L200 Triton/diesel, cabine dupla, adquirida com recursos do Ministério da Saúde e viabilizada para a Prefeitura de Três Lagoas pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS).

Esta é a nona farmácia, reimplantada pela atual gestão, nas unidades de Saúde de Três Lagoas, pelo prefeito Angelo Guerreiro, “com o objetivo de restabelecer a atenção farmacêutica e humanizar sempre mais o serviço de atendimento à nossa população”, como ressaltou a secretária Angelina.

“A volta da farmácia já era desejada há muito tempo pelos moradores da Vila Piloto e pela equipe de servidores desta ESF, que recebeu pintura geral interna e externa e foi totalmente climatizada para criarmos um ambiente com mais humanização e acolhimento”, completou Angelina Zuque.

Sem a farmácia, os pacientes desta ESF precisavam deslocar-se até à unidade da Vila Alegre ou Jupiá, como lembrou a moradora e usuária da ESF Vila Piloto, conhecida por Dona Adélia. “Era muito difícil e a gente ia lá pegar os nossos remédios, porque precisava, mas era sempre um sacrifício doloroso e eu não suportava mais ter que fazer isso de novo”, contou Adélia, ao agradecer ao prefeito a nova farmácia.

IMPORTÂNCIA DA FARMÁCIA

“A farmácia na Unidade de Saúde é muito importante e complementa o atendimento que prestamos à população. Só temos que agradecer em nome das famílias e em nome de toda a nossa equipe”, destacou a coordenadora Rosângela.

Por sua vez, o prefeito Angelo Guerreiro lembrou do tempo em que era vereador, na legislatura em que o vereador Rialino era presidente da Câmara, em 2010.

“Graças aos recursos que sobraram do duodécimo e devolvidos à então prefeita Simone Tebet, hoje senadora da República, os vereadores daquela época, de comum acordo, propuseram ao Executivo que os recursos fossem aplicados na construção desta Unidade de Saúde e assim foi feito, na Vila Piloto, por isso estamos aqui”, lembrou emocionado o prefeito de Três Lagoas.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“Mais uma vez, ao participarmos deste ato com todos vocês, podemos dizer que temos uma Saúde de qualidade, graças à dedicação e empenho de servidores como vocês”, disse.

“Eu, como prefeito, mas também servidor da população e vocês, todos estamos aqui para servir à população e atender às necessidades dos menos favorecidos”, completou Angelo Guerreiro.

UNIDADE DE ESF

A unidade de ESF Vila Piloto, em toda a sua abrangência, atende a uma população estimada em mais de 7,5 mil pessoas e possui duas equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Nessa unidade de ESF, junto com 21 Agentes Comunitários de Saúde trabalham os seguintes profissionais: duas enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem, dois clínicos gerais, um dentista e dois auxiliares de Saúde Bucal, uma farmacêutica e uma atendente de farmácia e dois profissionais administrativos. Para 2019, já está prevista a contratação de mais um dentista para atendimento no período da tarde.

Na gestão do prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, voltaram a contar com serviços de atendimento farmacêutico as seguintes unidades de Saúde: Clínica da Mulher, ESF Jardim Maristela e ESF Jupiá, as três em 2017; em 2018, foram entregues as farmácias da ESF Interlagos, ESF Santo André, ESF Vila Haro, ESF Santa Rita, UBS Santa Luzia e ESF Vila Piloto, completando nove farmácias.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

IA: 11% dos departamentos jurídicos usam ou planejam usar

Pesquisa indica também que 75% dos profissionais acreditam que a inteligência artificial pode ajudá-los a ganhar tempo na redação e revisão de contratos Por Nilton...

Quinta tem previsão de sol e nebulosidade em todo o MS

Termômetros em Três Lagoas devem ficar na casa dos 30°C, já com o avanço de uma frente fria pela região.

Farmácia Popular: veja se seu CPF foi usado por golpistas

Ao comprar um medicamento pelo "Programa Farmácia Popular", você já ouviu a frase:"- Seus dados já estão cadastrados". Após a recente revelação de uma...