21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Famílias da Cooperativa Arara Azul recebem atendimento de saúde bucal

Foram procedimentos de avaliação dentária, restauração e implantação de próteses para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

21/09/2018 08h39
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação de Saúde Bucal e da equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF “Gabriel Marques Fernandes” do Interlagos, está apoiando a iniciativa voluntária do cirurgião dentista Ramez Hassan Mahmoud de prestar, voluntariamente e sem prejuízo de suas funções específicas, o atendimento às famílias da Cooperativa Arara Azul, de reciclagem.

“Por fazer parte da equipe de profissionais do Programa Dentista do Bem, me propus apresentar à Coordenação de Saúde Bucal da SMS um projeto de ação pessoal e voluntária, direcionado às famílias que trabalham com reciclagem na Cooperativa Arara Azul”, contou o dentista Ramez.

O cirurgião dentista integra a equipe de Saúde Bucal da ESF Interlagos, unidade de saúde coordenada pela enfermeira Fabrícia Tatiane da Silva Zuque Lemes.

“Em vez de permanecer sossegado na unidade de Saúde, esperando pacientes e limitando-me aos procedimentos agendados, decidi partir para esta ação, dirigida a pessoas, que nem sempre têm oportunidade de se deslocar até uma unidade de Saúde e cuidar da saúde bucal”, comentou o dentista.

Esta ação também está sendo possível, “graças ao apoio da secretária de Saúde, Angelina Zuque, da coordenadora de Saúde Bucal, Acácia Barreto, e também da coordenadora e da ESF do Interlagos, enfermeira Fabrícia”, destacou o dentista Ramez.

TRIAGEM

Logo no primeiro encontro com as famílias que trabalham na Cooperativa Arara Azul, o dentista Ramez percebeu que todos estavam realmente “interessados e precisando de urgente atendimento dentário”, contou.

Na primeira triagem, o cirurgião dentista logo percebeu que a maioria das pessoas ali presentes, apresentava sinais de condições precárias de saúde bucal. Além dos serviços de restauração dentária, em muitos deles, principalmente, nos mais idosos, a medida correta viável seria a prótese dentária total.

Das 25 pessoas que participaram da triagem inicial, 18 delas aceitaram o tratamento, que já vem sendo feito na ESF Interlagos, às quintas-feiras, à tarde, e aos sábados pela manhã.

“O agendamento é por grupos, graças à direção da Cooperativa que fornece o transporte dos pacientes”, informou o dentista.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“Em conversa com o pessoal da Cooperativa, escolhemos a quinta-feira e o sábado, porque são dias mais disponíveis e sem prejuízo ao ritmo e programa de trabalho que eles exercem”, contou Ramez.

“Acreditamos que, em dois meses, no máximo, todos eles voltarão a sorrir, com mais saúde bucal e com mais qualidade de vida, que todos nós merecemos”, concluiu o cirurgião dentista da rede pública de Saúde de Três Lagoas.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

9º Feira do Peixe começa nessa quinta-feira 28 de março

A 9ª Feira do Peixe começa nessa quinta-feira santa, 28 de março, no recinto da Feira Central Turística, das 6h às 18h, sem intervalos....

Ex não aceita fim de relacionamento e causa dano em motocicleta de mulher

Uma briga entre duas mulheres que possuíam um relacionamento virou caso de polícia na noite desta quarta-feira (27). A Polícia Militar precisou ser chamada e...

Após se assustar com carro, motociclista sofre queda no Centro

Na tarde desta quarta (27), uma mulher sofreu uma queda após se assustar com um carro no cruzamento das ruas Munir Thomé e Generoso...