17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Famílias agradecem reforma e ampliação da UBS do Bairro Santa Luzia

Unidade Básica de Saúde, totalmente reformada, voltará a funcionar para melhor atendimento da população a partir de segunda-feira (24).

21/09/2018 14h57
Por: Gabriele Benati

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Angelina Zuque, entregou oficialmente à população a conclusão das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde – UBS “Eurydice Chagas Cruz” – Santa Luzia, na manhã desta sexta-feira (21).

Na solenidade, abrilhantada com apresentações da Banda Marcial Cristo Redentor, regida pelo maestro Luiz Carlos Relíquias, estavam também presentes os vereadores Antônio Rialino, Sirlene Pereira, Luiz Akira, Jorginho do Gás, Sargento Rodrigues e Cristina Ferreira.

Ao lado da nova equipe da UBS que irá atender às famílias do Bairro Santa Luzia e bairros adjacentes, coordenada pela enfermeira Danielle Amorim, também prestigiaram o evento o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), major Ênio de Souza Soares e a maioria dos secretários da atual gestão da Prefeitura de Três Lagoas.

Representando os moradores do Bairro Santa Luzia, esteve presente e fez questão de se manifestar, a senhora Helena Lourdes Costa Skawroski, que há mais de 20 anos reside nas proximidades da nova UBS. Ela fez questão de soletrar o sobrenome que recebeu do marido.

“Este posto para mim, do jeito que ficou com estas obras de reforma e de ampliação, com novas salas, alegres, pintadas, ventiladas e mais espaço, é uma bênção que veio do Céu”, disse a dona Helena.

Ao relatar que passa por alguns problemas de saúde que a impedem de se locomover com facilidade, dona Helena agradeceu ao prefeito Angelo Guerreiro “por esta bênção de Deus e não uma simples inauguração”, disse. “Agora tenho um lugar bom, bonito e acolhedor para cuidar de minha saúde”, concluiu a moradora.

A UBS Santa Lúzia, totalmente restaurada e ampliada, atenderá, de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h e a equipe é formada por: três médicos clínico geral, um pediatra, um ginecologista, dois dentistas, um farmacêutico e um atendente de farmácia, um auxiliar técnico de saúde bucal, um enfermeiro e uma enfermeira, quatro auxiliares técnicos de enfermagem, três administrativos e duas equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

NOVO OESTE

A unidade de Saúde do Residencial Novo Oeste, onde funcionou a UBS Santa Luzia, enquanto estava sendo reformada, deverá continuar atendendo à população daquele local, ou seja, às famílias do Residencial Novo Oeste, Residencial Orestinho e Jardim Carandá, como anunciou a secretária Angelina Zuque.

Na oportunidade da solenidade de entrega da conclusão das obras da UBS Santa Luzia, a secretária Angelina lembrou que Três Lagoas, em 2017, possuía 16 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), “mas, infelizmente, por uma série de razões, apenas três estavam credenciadas junto ao Ministério da Saúde”, informou.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

As demais estavam sujeitas a serem descredenciadas, “porque não possuíam profissionais que cumpriam, ao menos, 40 horas de atendimento à população e isso foi um importante desafio que solucionamos, graças ao apoio do prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro”, comentou a secretária de Saúde.

Ao se referir à UBS Santa Luzia, a secretária de Saúde lembrou o estado de conservação em que se encontrava o prédio e a necessidade urgente de reforma, porque “não possuía as mínimas condições de funcionamento”, lembrou.

EQUIPE

Por sua vez, o prefeito Angelo Guerreiro voltou a ressaltar a importância do trabalho em equipe, para “continuarmos conquistando sempre melhores resultados nos nossos projetos”, disse.

“Somos uma família que tem o dever e a missão de cuidar de centenas de famílias”, resumiu o prefeito.
Na oportunidade, Angelo Guerreiro anunciou que a unidade de Saúde do Parque São Carlos, temporariamente instalada no Bairro Nova Três Lagoas, também será reformada e ampliada e as obras deverão começar dentro de quatro meses.

“Assim como fizemos aqui na Santa Luzia, a unidade de Saúde do São Carlos será totalmente reformada e também ampliada. Acreditem nos nossos projetos. É dever nosso. E como todos devem ter percebido, estamos dando prioridade às obras da Educação e da Saúde”, anunciou.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.