17.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Entenda o que é depressão e saiba lidar com pessoas que convivem com a doença

De acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde, divulgado em 2017, 5,8% da população brasileira sofre de depressão.

06/04/2019 10h21
Agência do Rádio

A depressão

De acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde, divulgado em 2017, 11.548.577 pessoas sofrem de depressão no Brasil. O número corresponde a 5,8% do total da população. Para o Dr. Antônio Geraldo da Silva, ninguém está livre de ter a doença, que possui alguns fatores desencadeadores para o seu aparecimento, desde o tipo de vida que o indivíduo leva, até os estresses diários. Entre os diversos fatores, o especialista chama a atenção para alguns sintomas.

“São de 2 a 4 semanas apresentando uma tristeza intensa, falta de alegria, de prazer, falta de vontade, de interesse. Aumento de apetite ou diminuição do apetite, aumento ou diminuição do sono. Falta de fazer as coisas, tanto de trabalho ou lazer. Cai várias questões do corpo, como diminuição da memória, da libido, da capacidade de trabalho e de produção, são as características maiores do quadro de depressão”, explica.

Alguns hábitos são muito importantes para quem vive com a depressão e também quer evitar a doença. De acordo com o psiquiatra, atividades físicas regulares, horários de dormir e acordar e alimentação adequada são importantes no tratamento. “Quando você também tem alimentação adequada com frutas e verduras, você tem os precursores para fazer as catecolaminas internas. Então, boa alimentação é importante. E boa convivência. E evitar os fatores desencadeadores estimulantes, como cafeína, nicotina, álcool e outras drogas”, recomenda.

Como lidar com as pessoas que convivem com a depressão?

Marcos Vinícius, psicólogo clínico graduando pela Universidade Católica de Brasília (UCB), explica que, quando se trata da depressão, a primeira coisa é entender que não se trata de frescura e que as pessoas não querem chamar atenção. É uma doença que tem tratamento, por isso é importante dar apoio e incentivar a procura por profissionais especializados.

Além disso, alerta para os cuidados que se deve ter com os indivíduos que sofrem com a depressão, pois muitas vezes, na tentativa de ajudar pode-se piorar o quadro clínico. “Eu sempre digo que a primeira coisa a se fazer é acolher essa pessoa e escutar sem julgamentos, nunca fazer censuras, mas pelo contrário, mostrar a essa pessoa que você a valoriza. É fundamental entender e aceitar que existe, sim, um problema e que precisa dar devida atenção a isso”, ressalta o profissional.

Se você sofre ou conhece alguém que está passando por esse tipo de transtorno, busque ajuda o mais rapidamente possível. Para isso, também existe o Centro de Valorização da Vida (CVV), que trabalha com apoio emocional e prevenção ao suicídio. Basta ligar para o 188 de qualquer lugar do Brasil, que voluntários estarão disponíveis 24 horas por dia para o atendimento. O serviço é gratuito e a pessoa não precisa se identificar.

Redação e Reportagem por Tainá Ferreira – Agência do Rádio

SAIBA MAIS:


DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Depressão: conheça três histórias de luta e superação

Após passarem por períodos difíceis, jovens mostram que é possível tratar a doença e incentivam a procura por ajudaClique Aqui para Saber Mais.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...