30.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Doenças sexualmente transmissíveis são temas de seminário na Câmara de Vereadores

18/11/2017 09h30

Palestras educativas acontecem nos dias 29 e 30 de novembro

Por: Dayane Milani

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids que ocorre no dia 1º de dezembro, a Câmara de Vereadores de Três Lagoas (MS) promove nos dias 29 e 30 de novembro mobilização para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto de lei que institui “A Semana de Prevenção a IST/Aids” no município é proposto pela vereadora Cristina Ferreira e busca envolver toda a comunidade três-lagoense. Serão apresentados dados e formas de prevenção e tratamento de infecções como a Aids, sífilis e hepatites virais.

Esta ação contribui para o aumento da informação e da percepção do risco de exposição ao HIV, mediante propostas de mudanças de comportamento do indivíduo e da comunidade.

O objetivo é incentivar o uso de preservativos masculinos e femininos, aconselhar sobre HIV/Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), incentivar a realização de testes rápido para HIV e outras IST.

Programação

No dia 29 às 19 horas acontece a abertura oficial do evento. Serão apresentados dados estatísticos de Três Lagoas e depoimentos de pessoas que convivem com o HIV/Aids. Esta palestra será ministrada pela vereadora e assistente social Cristina Ferreira. Também neste dia ás 20 horas o médico Delso do Nascimento fará uma abordagem sistematizada sobre o vírus do HIV e hepatites virais.

No dia 30 serão ministradas várias palestras. Às 8 horas a médica Clarice Souza Pinto ministra a palestra “Sífilis e Aids: Problemas de saúde pública?”. Ás 13 horas a médica Francielle Garcia fala sobre Prep e Pep (Pré-exposição e Pós-exposição), sexual, e exposição com material perfuro cortante.

A psicóloga Susiê Donero conversa às 14 horas com coletores de lixo sobre a problematização e saúde destes trabalhadores.

Para finalizar, o enfermeiro Jessé Milanez explica sobre o teste rápido, e como funciona o procedimento e a técnica.

O evento é público, gratuito e toda a comunidade esta convidada a participar. Todas as palestras deste seminário serão ministradas na Câmara de Vereadores, localizada à rua Manoel Pedro Campos, nº71, no bairro Santos Dumont.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano e SEST SENAT prorrogam inscrições do programa Escola de Motoristas até o dia 10 de maio

Voltado preferencialmente para mulheres, projeto irá ofertar, nesta primeira etapa, 24 vagas no curso de formação para o setor de logística florestal; Ao final da formação, aprovados(as) receberão uma gratificação de R$ 1,4 mil.

Ex-namorado que botou fogo em apartamento “por ciúmes” é preso no Novo Oeste

Suspeito, sob efeito de álcool e cocaína ainda tentou fugir da equipe policial, porém foi detido na manhã desta quinta-feira (25).

Homem morre em confronto com a Força Tática

Agressivo estrangulou a companheira e deu pedradas na vítima antes de morrer Um homem de 29 anos morreu nesta quarta-feira (24) em confronto com a...