26.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril, 2024

Crianças recebem atendimento especial na ESF Santa Rita

Juntamente com atividades lúdicas e recreativas, as crianças passaram por avaliações de peso e medida, orientações sobre alimentação, saúde bucal e verificação e controle da Caderneta de Vacinação.

04/10/2018 14h24
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Santa Rita, promoveu uma série de ações, especialmente voltadas às crianças de famílias atendidas por esta unidade, na quarta-feira (3).

Juntamente com atividades lúdicas e recreativas, as crianças passaram por avaliações de peso e medida, orientações sobre alimentação, saúde bucal e verificação e controle da Caderneta de Vacinação, com a finalidade de “acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável das crianças”, explicou a secretária de Saúde, Angelina Zuque.

“Este é um acompanhamento mensal, que é feito em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde de Três Lagoas, para que nossas crianças cresçam sadias e longe de doenças”, comentou.

“A obrigação de levar os filhos à Unidade de Saúde mais próxima de suas casas, para estes procedimentos, é dos pais e está nas regras do Programa Bolsa Família. São as chamadas condicionalidades, ou seja, os compromissos das famílias beneficiárias desse programa, nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social”, explicou a secretária Angelina.

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa federal de transferência direta de renda à famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza com o objetivo de promover seu acesso aos direitos sociais básicos de todo o cidadão.

O Programa é realizado por meio repasse de auxílio financeiro às famílias, mas também vinculado ao cumprimento de compromissos na Saúde, Educação e Assistência Social, ou seja, o cumprimento das chamadas “condicionalidades”.

Nas ações do SUS – Sistema Único de Saúde, “por meio do trabalho das nossas equipes de Agentes Comunitários de Saúde”, como lembrou a secretária Angelina, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família recebem atenção especial, já a partir do pré-natal no acompanhamento da saúde das gestantes e na imunização das crianças por meio das vacinas do Calendário Vacinal, determinado pelo Ministério da Saúde para serem aplicadas nas várias etapas do crescimento da criança.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

 Programas do Tribunal de Justiça serão exibidos na TV Câmara

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul firmou, durante sessão da Câmara Municipal de Campo Grande desta terça-feira, dia 16 de abril,...

Com mais de duas décadas de carreira e experiência, novo delegado-geral de MS é nomeado

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial desta terça-feira (16) a nomeação do novo delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone...

Digital influencer com só 10 anos, Ana Júlia encanta Toninha Campos com seu talento

Apoiada por seus familiares, a jovem contou à radialista sobre como começou a gravar seus vídeos, e falou de seu sonho em ser famosa.