28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Covid-19: Anticoagulante reduz em 70% a infecção causada pela doença

Medicamento já havia melhorado circulação dos pulmões em pacientes internados, o uso do anticoagulante hpearina em pacientes internados já mostrou seus efeitos na prática em hospitais paulistas

11/05/2020 13h30
Por: Patrícia Fernandes com informações do Correio do Estado

SÃO PAULO (SP) – Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram mais uma descoberta promissora no tratamento contra a Covid-19. O anticoagulante heparina, além de combater os distúrbios que a doença causava nos vasos sanguíneos pulmonares, reduziu em 70% a infecção das células pelo novo coronavírus.

Esse último efeito foi constatado em laboratório. O uso do anticoagulante em pacientes internados já mostrou seus efeitos na prática em hospitais paulistas, entre eles, o Sírio Libanês. Em parceria com a instituição de ensino superior, médicos conseguiram salvar vários pacientes com o medicamento.

Naquela unidade de saúde esteve internado por vários dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o cônsul sírio de Mato Grosso do Sul Kabril Youssef. A família, por outro lado, não soube dizer se o paciente foi tratado com essa substância, apenas relataram o uso da combinação entre antibióticos e cloroquina.

POR QUE ANTICOAGULANTE?

Conforme a USP, o vírus prejudica a circulação do sangue nos alvéolos pulmonares, levando ao colapso da respiração. O remédio “afina” o sangue, permitindo sua passagem e trazendo melhoras significativas nos quadros clínicos.

Médicos pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Instituto do Coração (InCor) elaboraram um protocolo de atendimento de pacientes com a Covid-19.

ESTUDO EM LABORATÓRIO

Cientistas resolveram analisar se os anticoagulantes tinham algum impacto direto no novo coronavírus.

Existiam indícios de que a heparina tinha capacidade de prevenir ações virais, informou a agência de notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp). Contudo, os cientistas afirmam que as provas não eram robustas. Agora, essa propriedade foi confirmada nos testes in vitro.

Uma das descobertas feitas pelo grupo, ao longo deste período, foi que a heparina é um medicamento multialvo, pois além do seu efeito na prevenção da coagulação do sangue pode se ligar a diversas proteínas. Entre elas, fatores de crescimento e citocinas que se ligam a receptores específicos na superfície de células-alvo.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Pacientes na UTI já foram curados com tratamento com heparina. Foto: Chico Ribeiro/Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira (28) Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de...

PMA de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos

Em comemoração aos 37 anos de criação da PMA (Polícia Militar Ambiental) do Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou na manhã...

SMAS, SRTL e Senar encerram curso de processamento de tomate

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Setor de Planejamento e Articulação Intersetorial e do Departamento de Proteção Social Básica, em...