30.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Cooperativa de Coleta Seletiva começa a funcionar dia 1° de Setembro, diz secretário

29/07/2014 – Atualizado em 29/07/2014

Walter Garcia, secretário de infraestrutura afirmou que o projeto está em pleno andamento

Por: Ray Santa Cruz

Depois da matéria divulgada no Portal da Rádio Caçula abordando sobre a proibição dos catadores frenquentarem a área de despejo de materiais de construção civil e galhos da Vila Piloto, o secretário de infraestrutura, transporte e habitação se pronunciou sobre o assunto.

Segundo Walter Garcia, a Prefeitura Municipal fez uma espécie de mudança de contrato, adicionando mais uma função à empresa que atualmente faz a coleta de lixo doméstico na cidade, onde a mesma ficou responsável por organizar a implantação e fazer um balanço sobre o que é necessário para conclusão da Cooperativa de Coleta Seletiva, na cidade.

Walter Garcia, afirmou que após esse balanço que deve ficar pronto ainda essa semana, será organizado uma audiência pública, comunicando a população e mostrando detalhes do projeto, para posteriormente implantar a cooperativa.

A previsão é de que a Cooperativa esteja atendendo aos catadores até o dia 1° de Setembro de 2014. Mas o grande impasse é a quantidade de recusa entre eles, pois muitos, temem ganhar menos após o cadastramento. No total, são cerca de 40 trabalhadores dessa área, porém, apenas 17 estão cadastrados no programa.

O secretário, ainda diz que a empresa irá disponibilizar sacos de lixo para as residências de Três Lagoas, e será feita a orientação sobre a separação do lixo reciclável e orgânico.

Os benefícios para os catadores cadastrados no projeto são uma remuneração melhor, retirada das ruas da cidade, disponibilidade de equipamentos de proteção individual, etc.

Garcia diz que a empresa responsável irá trazer caminhões e gaiolas, e todo o material necessário para separação do lixo reciclável, a Prefeitura oferecerá todo o suporte jurídico para os catadores. Para ele as vantagens são grandes pois além de trabalhar em uma estrutura física adequada com banheiro, refeitório, água potável, eles ainda terão os devidos registros em carteira, auxilio maternidade, auxílio doença e posteriormente os benefícios de uma aposentadoria.

Aqueles que desejam se cadastrar devem procurar a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, localizada na Avenida Capitão Olyntho Mancini, centro.

Walter Garcia de Oliveira Júnior

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem morre em confronto com a Força Tática

Agressivo estrangulou a companheira e deu pedradas na vítima antes de morrer Um homem de 29 anos morreu nesta quarta-feira (24) em confronto com a...

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que não vai permitir anúncios políticos...

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

Os proprietários de veículos automotores contam com mais um auxílio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para ficar em dia com...