17.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Comitê de Combate ao Aedes aegypti se reúne na ACITL

A reunião foi coordenada pelo presidente do Comitê, coordenador do Setor de Endemias e Controle de Vetores, da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento.

24/08/2018 15h42
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

O Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti – Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela Urbana voltou a reunir-se, no período da manhã desta sexta-feira (24), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL).

A reunião foi coordenada pelo presidente do Comitê, coordenador do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, Alcides Divino Ferreira.

Na reunião, onde estiveram presentes representantes das entidades governamentais e não governamentais, que oficialmente são representadas no Comitê, Alcides fez relato das principais ações que são feitas pela SMS, notadamente, pelas equipes de Agentes de Endemias no enfrentamento ao Aedes aegypti.

“Além de voltarmos a realçar sobre a importância de não relaxarmos no cumprimento das nossas ações de rotina, alertamos sobre o último levantamento que realizamos, quando constatamos que mais de 80% dos focos de criadouros do vetor da Dengue encontram-se no interior das residências e quintais das nossas casas”, alertou o presidente do Comitê Municipal de Três Lagoas.

No relatório das ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, Alcides também informou sobre o recente caso confirmado de Chikungunya, cuja paciente é uma mulher de 29 anos, residente no Bairro Jardim das Violetas e as “ações imediatas que foram tomadas pelas equipes dos vários setores da Vigilância em Saúde e Saneamento, incluindo o bloqueio químico num raio de 300 metros”, lembrou.

Entre as variadas e constantes ações da SMS, o presidente do Comitê destacou os resultados positivos da Campanha “Meu Bairro Limpo”, em andamento na cidade de Três Lagoas, executado pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Transito (SEINTRA), e que já recolheu mais de 700 caminhões de lixo urbano, na sua maioria composta entulhos e objetos inservíveis que poderiam armazenar água e transformar-se em criadouros de mosquitos e outros animais peçonhentos.

TESTES RÁPIDOS

Presente também na reunião, a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, Geórgia Medeiros de Castro Andrade, informou aos membros do Comitê que a SMS adquiriu recentemente kits rápidos de exame de dengue e também kits para exames sorológicos da doença, que, até agora, eram somente realizados no LACEN/MS (Laboratório de saúde Pública de Mato Grosso do Sul).

“A agilidade na confirmação ou descarte dos casos de Dengue é muito importante para a eficácia do tratamento devido da doença”, ressaltou Geórgia.

A diretora de Saúde também informou que será feito intenso trabalho sobre a importância da coleta imediata de sangue dos pacientes suspeitos de dengue, nas Unidades de Saúde.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Como foi relatado na reunião do Comitê, em Três Lagoas, no acumulado de 2018, foram notificados 846 casos como suspeitos de Dengue e 180 desses casos já foram confirmados como positivos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...