24.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Com 20 casos confirmados, Secretaria Municipal de Saúde alerta para prevenção à Hanseníase

Três Lagoas está acima dos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde

25/01/2019 09h15
Por: Sizenando Mendes

No próximo domingo (27), é comemorado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e o Ministério da Saúde mobiliza a todos os municípios para alertar a população e reforçar a prevenção à doença. Em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém o atendimento especializado no setor de hanseníase, localizado no Centro de Especialidades Médicas “Dr. Júlio Maia”.

Atualmente, 20 pacientes estão em tratamento nas unidades de saúde. De acordo com a coordenação de saúde, Três Lagoas está acima dos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde, que define uma média de 10 a 19,99% a cada 100 mil habitantes. Com 12,5%, o Município está com indicador alto, mas se empenha em identificar e tratar novos casos.

Para isso, a SMS pede a atenção dos três-lagoenses quanto aos primeiros sinais da doença. “É necessário que a pessoa que apresentar os sintomas da hanseníase procure o mais rápido possível a unidade de saúde de sua região para identificar a doença e ser encaminhado ao setor especializado. A hanseníase tem cura!”, ressaltou a secretária de saúde, Angelina Zuque.

Dados da Secretaria apontam uma média de 20 casos por ano, identificados nos últimos anos, não havendo abandono do tratamento e resultando em 100% dos pacientes curados. Para fevereiro, a SMS está programando um treinamento com agentes de saúde, enfermeiros e médicos nas unidades de saúde dos bairros, em atenção à doença.

O QUE É A HANSENÍASE?

É uma doença infectocontagiosa e atinge, principalmente, os nervos periféricos e pele, podendo também acometer outros órgãos. Transmitida pelo bacilo “Mycobacterium leprae”, através de espirro, secreção nasal, tosse e outros de doentes que não estão em tratamento.

Se não diagnosticada e tratada no início, a hanseníase pode levar à incapacidade física. Os sintomas são manchas, perda da sensibilidade da pele ou região afetada, diminuição de pêlos e suor. Caroços e inchaços também podem aparecer pelo corpo e a pessoa contaminada pode sentir dores e sensações de choque e fisgadas ao longo dos nervos do corpo. Pacientes em tratamento ou que tiveram alta, não transmitem a doença.

Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...