27 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

CAPS – AD promove palestra com Agentes Comunitários de Saúde

17/07/2017 15h09

Objetivo foi conhecer e interagir procedimentos e fluxo de atendimentos prestados aos dependentes de álcool e drogas

Por: Ascom

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da coordenação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recentemente, promoveu palestra com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde, no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.

O objetivo do encontro foi “melhorar a relação com a rede básica de Saúde, conhecer as equipes de atenção básica, no caso os Agentes Comunitários de Saúde, e explicar como funciona o fluxo de atendimento dos pacientes dependentes de álcool e drogas”, explicou a coordenadora do CAPS – AD, Tânia Aparecida Dobre.

“Em muitos casos, o nosso primeiro contato com os dependentes de álcool e drogas é através do Agente Comunitário de Saúde, que visita periodicamente as famílias”, observou Tânia.

Por essa razão, “promovemos este encontro para eles conhecerem o fluxo e os procedimentos que adotamos no nosso trabalho de atendimento aos dependentes de álcool e drogas, com o objetivo de reintegrá-los à família e à sociedade”, disse.

Tânia antecipou que outros encontros serão realizados com os Agentes Comunitários de Saúde com o intuito de capacitação sobre drogas e álcool, como abordar os dependentes dessas drogas e quais os procedimentos básicos na lida com os pacientes.

“A ação deles, nas visitas domiciliares, é muito importante, porque é uma extensão do trabalho do CAPS-AD e os resultados serão muito mais eficazes e positivos com a sintonia de procedimentos”, resumiu Tânia.

“Atendemos pessoas, na sua maioria homens, de16 a 82 anos de idade e de todas as classes sociais, que nos procuram pedindo socorro ou encaminhados por pessoas do bem, solidários e amigos”, comentou a coordenadora do CAPS-AD.

UNIDADE DE SAÚDE

Esta Unidade de Saúde é mantida pela Prefeitura de Três Lagoas, na Avenida Eloy Chaves, número 820, no Centro, em frente à Clínica de Diagnóstico e Cirurgia, e atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

“O principal risco para um ex-usuário de drogas e álcool é se sentir sozinho, desvalorizado e sem a confiança das pessoas próximas. Por isso a importância da presença da família, acompanhando a evolução do paciente, participando das reuniões. Isso é essencial para a evolução do tratamento terapêutico do paciente”, ressaltou a coordenadora do CAPS-AD, nas orientações aos Agentes Comunitários de Saúde.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A Coordenação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recentemente, promoveu palestra com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

O Boletim InfoGripe, divulgado nesta semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chama atenção para alta das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causadas...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.715 serão sorteadas neste sábado (20), a...

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

O Brasil alcançou a marca dos 1.601 óbitos por dengue confirmados em 2024. Além disso, outras duas mil mortes seguem em investigação e podem...