32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Campanha de vacinação gratuita contra a raiva já começou em Três Lagoas

27/10/2016 – Atualizado em 27/10/2016

Por: Ana Carolina Kozara com informações da assessoria de imprensa

Quem tem um animal de estimação em casa sabe da importância de manter a vacinação do bichinho sempre em dia, uma vez que este ato de amor garante a saúde do pet e de toda a família que convive com o animal.

Em Três Lagoas a campanha de vacinação contra a raiva, oferecida gratuitamente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) teve inicio nesta semana e tem como meta para 2016 a imunização de dez mil cães e dois mil gatos.

As doses estão sendo aplicadas na sede do CCZ, localizada na Rua Egidio Thomé 5562, no período da manhã e de acordo com o responsável pela unidade, o médico veterinário Christóvam Tabox Bazan, a equipe esta se organizando para oferecer a vacinação em cada unidade de saúde, sendo uma semana em cada local, com o horário das 8h às 12h.

RECOMENDAÇÕES PARA A VACINAÇÃO

Christóvam disse que os proprietários de animais bravos devem levar uma focinheira até o CCZ, isso porque descobertas recentes comprovaram que a cinomose é transmitida pela saliva do animal e o compartilhamento da focinheira pode ser um agente de propagação da doença.

Em relação aos gatos e por se tratar de um animal arisco, Bazan disse que o CCZ tem os próprios sacos para coloca-los durante a vacina, mas se o proprietário tiver uma gaiola para levar o seu animal, também é aceito.

A RAIVA

A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada. “O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença”, explica Bazan.

Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais, portanto, a raiva em cães não tem cura (tratamento) tendo como prevenção apenas a imunização, uma vez que o animal esteja infectado é feita a sua eutanásia.

Entre os principais sintomas da raiva canina estão a agressividade do animal, salivação excessiva (baba), paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu animal deixar de ser alegre e brincalhão para se tornar depressivo e retraído.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Os cães possuem fases da raiva, sendo que o comportamento do cão muda, se tornando mais arredio, desobediente, alimentando-se em menor quantidade que o habitual e ingerindo materiais incomuns como madeira, palha.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...