28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Campanha de vacinação encerra na véspera do aniversário de Três Lagoas

12/06/2018 15h08

Último dia para se vacinar será na quinta-feira.

Por: Gabriele Benati / Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza-A termina na próxima quinta-feira (14).

Devido ao feriado do Aniversário da Cidade, dia 15 de junho, último dia da campanha em todo o Brasil, como anunciou o Ministério da Saúde, em Três Lagoas, a vacinação contra a gripe termina no dia 14, em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família, unidades de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e na sala de vacinas do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Como informou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, até sexta-feira (08), do total de 23.615 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de risco, 15.750 haviam sido imunizadas contra a Gripe Influenza-A, o que corresponde a 66,69% de cobertura vacinal.

“O que nos preocupa, nesta campanha, são as parciais dos grupos prioritários, que precisam ser vacinados contra a gripe e correm sérios riscos de ficar doentes de gripe”, alertou a enfermeira Humberta.

Na maioria dos grupos prioritários, os resultados de cobertura da Campanha de Vacinação Contra a Gripe estão pouco acima dos 55%, ou seja, um pouco mais da metade do número estimado, como é o caso de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

Nesse caso, a população estimada de Três Lagoas, nessa faixa etária, é de 7.680 crianças e “pouco mais da metade de nossas crianças foi imunizada contra a gripe e isso nos preocupa”, observou a enfermeira.

No caso de idosos, a cobertura está “bem melhor, mas também não alcançou os patamares desejados, ou seja, 90%. Em Três Lagoas, temos uma população estimada de 10.406 pessoas com idade acima de 60 anos. Conseguimos vacinar até agora, um pouco mais de 71%, ou seja, 7.389 idosos”, comentou a coordenadora de Imunização da SMS.

A vacina contra a Gripe Influenza-A continuará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (Postinhos dos Bairros) e também no Setor de Imunização no CEM, “somente nesta semana”, confirmou Humberta.

Como consta no último Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS em dados extraídos até o dia 7 de junho (quinta-feira), em Três Lagoas foram notificados 14 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou seja, de Gripe. Desse total, três casos foram confirmados de subtipagem H1N1 e um caso de H3N2. Uma pessoa morreu em decorrência da Gripe.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados em cartórios...

Remédios devem ficar 4,5% mais caros a partir de abril

O preço dos remédios deve ficar 4,5% mais caros a partir de abril. O reajuste anual dos medicamentos deve repor a inflação, segundo estimativa...

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640 Em até 15 dias, os trabalhadores de carteira assinada com renda de até...