19.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Bloqueio químico continua sendo aplicado em bairros de Três Lagoas

Carro do “fumacê” continua percorrendo principais ruas dos bairros pela manhã e no início da noite.

08/01/2019 08h33
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, continua intensificando o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti com aplicação de inseticida em vários bairros.

A borrifação, popularmente conhecida por “fumacê”, vem sendo feita, pela manhã e no início da noite, desde segunda-feira (07), e continuará nesta terça-feira (08), pela manhã e no início da noite, nos seguintes bairros: Jardim Primaveril, Jardim Mirassol, Morumby, Jardim Atenas, Jardim Primavera, Jardim Imperial, Osmar Dutra, Nossa Senhora das Graças, Jardim Angélica e Vila Piloto.

A definição destes bairros para a sequência do processo de bloqueio químico, através da borrifação, levou em conta o critério do registro dos altos índices de casos notificados suspeitos de Dengue, nas últimas semanas nestas citadas localidades urbanas.

Seguindo as Diretrizes Nacionais do Ministério da Saúde, no bloqueio químico, vem sendo usado o sistema de borrifação do produto Malathon, misturado com água e não inflamável, pelo sistema de bombas Ultra Baixo Volume (UBV), acopladas em veículos da frota da SMS.

A equipe de Promoção de Saúde e dos Agentes de Endemias da SMS orientam a população a abrir as portas e janelas de suas casas para que a borrifação obtenha resultados, eliminando as fêmeas dos mosquitos adultos, que costumam entrar nas residências nesses horários.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

O produto, usado pela Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS de Três Lagoas, seguindo as normas do Ministério da Saúde, não oferece perigo às pessoas, mas é necessário seguir orientações importantes para a obtenção de melhores resultados na eliminação dos mosquitos e também para evitar algum eventual dano às famílias ou aos animais de estimação.

É importante cobrir todos os alimentos e não os deixar expostos, pelo menos durante a borrifação até uma hora e meia depois. É recomendado também cobrir as gaiolas de passarinhos de estimação e aquários de peixes ornamentais.

É raríssimo, mas, se por acaso as pessoas apresentarem qualquer tipo de reação alérgica ao produto devem procurar imediatamente o médico.

Informações Assessoria de Imprensa

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...