26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Ação é realizada para captura do carrapato-estrela na Lagoa Maior

O serviço acontece em atenção ao desfile cívico em comemoração ao dia da Independência.

05/09/2018 11h11
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

O setor de vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMEA) estão realizando na manhã desta quarta-feira (05), ação de prevenção e monitoramento na Lagoa Maior, para captura de carrapatos-estrela, transmissores da febre maculosa.

Conforme a diretora de vigilância em saúde e saneamento, Geórgia Medeiros, o serviço acontece em atenção ao desfile cívico em comemoração ao dia da Independência, que será realizado na próxima sexta (7), na orla da Lagoa Maior.

“Mesmo nunca termos registrado presença de carrapato estrela no local, estamos realizando esta ação para tranquilizar a população, já que o desfile reunirá muitas pessoas. Fizemos também um monitoramento às vésperas do aniversário da Cidade, ocasião em que não houve nenhuma captura”, explicou Geórgia.

O trabalho foi acompanhado pelo fiscal ambiental da SEMEA, Flávio Fardin, e pelo veterinário Hugo Nogueira. Com equipe de cinco profissionais, o trabalho é feito com uma esteira de feltro, onde o carrapato fica grudado. Caso algum parasita seja capturado, o material é enviado para análise em laboratório.

De acordo com o veterinário, a inspeção também está sendo feita no pé das árvores e nas áreas de aglomeração das capivaras. “Não há motivo para preocupação, pois, assim como as outras inspeções, não identificamos nenhum carrapato. Até mesmo os animais, aparentemente, estão livres do parasita”, ressaltou Hugo.

SOBRE A FEBRE MACULOSA

A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, é uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii através da picada do carrapato-estrela. Geralmente, a transmissão é mais comum entre os meses de junho a outubro, quando os parasitas estão mais ativos.

A febre maculosa tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em risco a vida do paciente.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Identificado corpo de homem encontrado morto em Três Lagoas

Foi identificado na manhã desta quinta-feira (28) pela polícia o homem foi encontrado morto no anel viário, na BR-262, região do bairro Nova Três...

Atleta três-lagoense da SEJUVEL conquista prata e bronze na Copa Brasil de Atletismo

O três-lagoense Pablo dos Anjos Vicente fez bonito e trouxe duas medalhas para Mato Grosso do Sul, na Copa Brasil Loterias Caixa Atletismo de...

Renyer Som e Bela Vista vão disputar o título da 5ª Copa da Comunidade, neste domingo (31)

A equipe do Renyer Som busca o bicampeonato da Copa das Comunidades. O atual campeão enfrentará o time do Bela Vista no domingo, dia...