17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

A Dengue continua sendo motivo de Preocupação em Três Lagoas MS

A cidade é uma das cidades com maior incidência da doença no Estado de Mato Grosso do Sul.
Secretaria Municipal de Saúde confirmou terceiro óbito por Dengue este ano.

28/03/2019 12h44
Por: André Rodrigues

Representantes da Saúde confirmaram terceiro caso de óbito por Dengue em no Município de Três Lagoas em 2019.Trata-se de uma mulher de 79 anos, internada na UTI de um Hospital na cidade. Nestes casos, o procedimento é: antes de comunicar oficialmente o óbito, investigar por meio de exames laboratoriais que chegam ao Setor de Vigilância Epidemiológica, e após a confirmação ou não da doença e de que a morte foi decorrente dela, é feito comunicado oficial à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde.

Na última terça (26), o município divulgou dados do monitoramento de casos suspeitos de Dengue.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde Pública, o total acumulado de casos notificados suspeitos, em uma semana, subiu de 2.557 para 2.781 (aumento de 224 novos casos). Desse total de casos suspeitos, 1057 dos casos já foram confirmados positivos, por exames laboratoriais ou por exame clínico, e 418 foram descartados como negativos.

Epidemia?

De acordo com o último boletim expedido nesta quarta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, quase metade dos municípios do estado estão com alta incidência da dengue.

Na última semana, eram 29 cidades, agora são 36, totalizando 45 dos municípios do estado. Apenas duas cidades não registraram nenhum caso de dengue, em 2019: Jateí, na divisa com o estado do Paraná, e Japorã, na fronteira com o Paraguai.

Combate

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (SMS) tem realizado trabalho de combate contra o mosquito Aedes Aegypti por meio de mutirões de limpeza para eliminação de criadouros nas casas, comércio e terrenos. Segundo dados da SMS, 84% dos focos são encontrados nas casas.

Em relação ao mesmo período do ano passado o número de Casos Suspeitos de Dengue aumentou 98%, neste sentido a SMS tem intensificado os esforços para combater os focos. Em cerca de 30% das visitas realizadas, os agentes tem encontrado larvas nas residências e comércios de Três Lagoas.

Mais de 15 bairros do municipio ja receberam o mutirão que já coletou mais de 6 mil sacos de lixo de 100 litros com materiais que com potencial para se tornar criadouros do mosquito.

A situação pode ser considerada alarmante e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde – SMS, solicita apoio da população no sentido de combater os focos, eliminando os criadoros do mosquito que pode transmitir além da Dengue, a Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Redação por André Rodrigues – Rádio Caçula FM 96,9

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

//Arquivo PMTL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.