22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Superlotação e demora no atendimento causam revolta em pacientes da Clínica da Mulher

31/05/2016 – Atualizado em 31/05/2016

Centro de Exames atende a toda região do bolsão de Três Lagoas

Por: Marcio Ribeiro

A saúde em Três Lagoas está pedindo socorro. Prova disso é que nesta terça-feira (31) equipe da Rádio Caçula recebeu denúncia de que havia superlotação na Clínica da Mulher, localizada na Av. Cap. Olinto Mancini.
De acordo com alguns depoimentos colhidos no local, pessoas provenientes de várias cidades da região do bolsão aguardavam atendimento desde as 5hs da manhã, totalizando ao final do período de 100 a 130 pacientes.

Outros que chegaram por volta das 11hs ainda continuavam a espera do atendimento por volta das 15hs. Segundo apuramos, os agendamentos ocorrem por Regulação de Vagas, uma centralização das consultas que é regional. “Por isso, tudo cai aqui”, afirmou paciente que preferiu não se identificar. “aqui, além de Três Lagoas, podemos ver pacientes de Selvíria, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Chapadão do Sul, Água Clara e outros municípios que compõem o bolsão. Fazer o que né…”,completou.

De acordo com informações que obtivemos no local é comum esta superlotação principalmente as segundas, terças e quintas-feiras, sendo que existem apenas 3 médicos para os atendimentos de uma superpopulação.

Reparamos que apenas uma técnica realizava os exames de mamografia, sem contar que apenas um médico dava conta dos exames de ultrassom em gestantes e idosos, cujo público é prioritário, o que mesmo sendo previsto em lei, causava descontentamento nos outros pacientes que chegaram mais cedo ao local. Se não bastasse, apuramos que existe apenas um médico em Três Lagoas que realiza exames de mama, gravidez e ginecológicos pelo SUS. Por respeito a esse profissional, preferimos não identifica-lo.

Por essas e outras é sabido que a Clínica da Mulher está obsoleta e defasada em relação aos atendimentos público/demanda. Uma paciente fez questão de lembrar que “o atendimento poderia ser pior caso uma empresa de celulose não tivesse feito a doação de um equipamento para esta clínica”,resignou-se.

Nossa reportagem constatou que seriam necessários mais médicos e mais atendentes no local, haja vista que apenas uma senhora de meia idade fazia o cadastramento do pessoal presente no saguão, tendo que ser auxiliada por outra funcionária para que o serviço não demorasse mais ainda. “A cidade cresceu, mas os serviços de saúde não estão acompanhando esse crescimento”, resumiu outro cidadão.

Se não bastasse o sofrimento dessas pessoas devido seus problemas de saúde, não é oferecido nenhum lanche à elas. “se não viermos preparados de nossas cidades, fica complicado, pois aqui encontramos apenas água. Eu tenho dó dessas meninas que atendem aqui, pois acho que nem elas tem um cafezinho da tarde”, presumiu uma paciente que se achegou à nossa equipe.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Menor de 14 anos pega carro do pai escondido e bate contra o muro de condomínio

Vítima foi socorrida pelo SAMU, porém sem maior gravidade, ficando somente o prejuízo material.

Riedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em infraestrutura e logística

GOVERNO MS - O governador Eduardo Riedel formalizou junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes,...

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam no sábado no Madrugadão

PREFEITURA TRÊS LAGOAS - No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos...