24 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Presidente do SINTIESPAV-MS fala sobre contratação de trabalhadores e sobre os 20 anos do sindicato.

05/10/2015 – Atualizado em 05/10/2015

Presidente do SINTIESPAV-MS fala sobre contratação de trabalhadores e sobre os 20 anos do sindicato

Por: Redação

Romeu de Campos Júnior recebeu hoje (05) em seu Programa Linha Direta com a Notícia na Rádio Caçula, Nivaldo da Silva Moreira, Presidente do SINTIESPAV-MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil Pesada do Bolsão Sul-Mato-Grossense) e João Afonso Petenatti, advogado do sindicato para falar sobre contratação de mão de obra de fora de Três Lagoas (MS) e os vinte anos do sindicato.

Sobre a contratação de trabalhadores de fora de Três Lagoas – o Presidente disse que o sindicato tem fiscalizado essa situação e foi observado que as contratações realizadas até o momento, são contratações especificas para atender a parada anual que as duas grandes empresas de celulose realizam, ou seja, as contratações para as obras de ampliação destas empresas ainda não foram iniciadas.

Segundo Nivaldo, quando as empresas procuram o sindicato para buscar funcionários, a primeira exigência é a contratação de moradores de Três Lagoas, mas o sindicato acredita que, se o trabalhador apresentar comprovante de endereço de Três Lagoas ele é cidadão da cidade, visto que muitos que vieram trabalhar em 2008, por aqui ficaram.

Conforme o Presidente o sindicato está à disposição para atuar junto à Câmara Municipal para que se faça cumprir a lei que reserva determinada quantidade de vagas para os Três-Lagoenses.

Quanto a questão da alegação de falta de mão de obra capacitada – O Presidente afirma que o sindicato possui um banco de currículos com mais de sete mil nomes e documentos que comprovam a capacitação dos trabalhadores de Três Lagoas, mas entende que o momento é de crise e acredita que as obras sejam iniciadas em janeiro 2016, com expectativa de 20 mil contratações no auge das grandes obras.

O advogado João Afonso falou da ação civil trabalhista movida pelo sindicato contra a UFN3, sendo que a maioria dos trabalhadores receberam seus direitos, mas algumas pendências ficaram sem o devido pagamento. “Alguns trabalhadores que prestaram serviços na UFN3, com menos de dois anos de rescisão de contrato, possuem determinados direitos que ainda não foram pagos, é só procurar o sindicato para se informarem, pois o serviço jurídico é gratuito” disse João Afonso.

O Presidente falou da fundação do sindicato em 01 de Outubro de 1995, sendo que ao longo destes anos de existência sempre buscaram preservar os direitos para os trabalhadores da categoria e, uma das maiores vitórias foi a aquisição da sede própria, que possibilita acomodações físicas para dar assistência trabalhista e jurídica gratuitamente aos trabalhadores da classe.

Nivaldo da Silva Moreira, Presidente do SINTIESPAV-MS,  e João Afonso Petenatti, advogado do sindicato

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é socorrido após ser encontrado passando mal dentro de carro em estrada vicinal

Vítima foi socorrida à UPA, onde recebeu maiores atendimentos.

Polícia Militar Rodoviária prende mais de 1 tonelada de drogas em Amambai

Uma equipe do Tático Operacional Rodoviário -TOR, do BPMRv, apreendeu na madrugada desta terça-feira (23), veículo com carga de maconha na MS 485. Os Policiais...

Rádio Caçula realiza campanha para arrecadar leite para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas

Entrega das caixas será realizada durante o "Jornal da Manhã" do dia 15 de maio, ao vivo. Cada doação já faz à diferença.