26 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Prefeitura não sabe o total de capivaras nas 3 lagoas da cidade

25/05/2016 – Atualizado em 25/05/2016

Contagem dependerá da criação de Unidade de Conservação, afirma responsável

Por: Marcio Ribeiro

Quem utiliza a orla da Lagoa Maior para alguma atividade física, esportiva ou recreativa tem notado o aumento de capivaras naquele cartão postal de Três Lagoas. A alta proliferação também atinge a segunda lagoa. Preocupada com esse controle, ou a falta deste, a equipe de jornalismo da Rádio Caçula questionou o administrador das 3 lagoas, reservatórios estes que dão origem ao nome de nossa cidade.

De acordo com o Sr. Manoel Pimenta de Queiroz, técnico de Meio Ambiente, “de fato a situação requer atenção, no entanto não tenho esses dados, não.”

Perguntado se os animais estão migrando para outra lagoa e demais pontos da cidade ele confirmou essa realidade: “estamos sabendo disso, mas na segunda lagoa existem poucas capivaras. Notamos também que algumas sumiram, mas é difícil e prematuro creditarmos isso apenas ao ‘efeito jacaré’, que é um predador natural da capivara.”

Pimenta ainda foi enfático em afirmar que “a gente perdeu o controle sobre a espécie, tanto que no momento não temos o total. Se bem que também não temos essa preocupação, pois será construída na cidade a Unidade de Conservação, um monumento natural, com o ideal de capturarmos uma a uma para análise e consequente plano de manejo”, disse.

Segundo o administrador, a atual gestão do Poder Executivo deverá emitir decreto com essa finalidade num prazo de 60 dias. “Depois da audiência que já realizamos será feito o Geoprocessamento da área, seguindo cronograma específico. Um grupo gestor será formado, e terá a finalidade de definir um plano de manejo para execução num prazo de 6 meses a 1 ano. O recolhimento de dados será feito com critério, contabilizando e analisando os animais, peixes, aves, espécies botânicas e todo o entorno das 3 lagoas” garantiu. Sobre a localidade desse escritório, Manoel informou que “ainda não temos a localidade, mas é pensamento instalá-lo próximo a Sejuvel”, ponderou.

Perguntado sobre a temeridade de a capivara ser vetor de doenças, como a febre maculosa transmitida pelo carrapato estrela, Pimenta foi enfático: “alguém já apontou o fato de convivermos a tantas capivaras e até hoje, graças a Deus, não ter sido registrado nenhum caso de febre maculosa. É uma tremenda sorte, mas acredito também que está havendo um equilíbrio natural nas lagoas com a existência das ‘garças carrapateiras’ e de outras aves, como os ‘bem te vis’ que se alimentam desses parasitas. É claro que existe a preocupação e por isso estamos nos mobilizando, tanto que o setor de Zoonose está com um projeto em parceria com a Fibria para a aquisição e instalação de armadilhas de carrapato. Quanto isso, apenas o setor de Zoonose poderia dar mais detalhes”, declarou.

Pimenta ainda informou que no dia 14 de Junho, véspera do aniversário da cidade, haverá um Mutirão de recolhimento de lixo e materiais inservíveis à beira da segunda lagoa. “Os atiradores do Exército deverão nos apoiar nesta iniciativa”, finalizou.

Foto: Marcio Ribeiro

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Primeiro “Baile da UMI” será realizado neste sábado (20) no 3R Pub

Valdenir Gonzaga, o "Caju", presidente do Unidos da Melhor Idade esteve com a radialista Toninha Campos, onde contou sobre o evento, que já está com quase todos os ingressos vendidos.

Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas no Parque São Carlos

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada no local, onde conduziu às vítimas até a unidade de saúde.

Traficante de 18 anos é preso pela Força Tática durante patrulhamento pelo São Jorge

Suspeito foi encontrado em um ponto, frequentado por usuários no momento em que realizava a venda de porção de crack à uma pessoa.