21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Há 10 anos, esgoto é jogado em avenida de Três Lagoas

28/06/2016 – Atualizado em 28/06/2016

Redação

Uma moradora da área central de Três Lagoas denunciou nesta semana em sua página no Facebook um problema, que segundo ela, vem ocorrendo há 10 anos e mesmo assim, nenhuma autoridade tomou providências para impedir tal ato.

Ângela Maria mostrou com fotos um esgoto (água proveniente de pias de cozinha, tanques, etc) que é comumente jogado por um estabelecimento comercial em plena via pública, passando pela Rua Munir Thomé, ficando empossada na esquina com a Avenida Eloy Chaves.

Geralmente, as pessoas não se atentam para os perigos que surgem a partir de um ato aparentemente simples como o descarte da água de forma indevida.

Primeiro, há uma evidente ameaça à saúde. Jogando-se essa água nas ruas, formam-se poças – e elas podem ser um eficiente foco de proliferação para várias doenças, como dengue, diarreia, cólera, entre muitas outras.

Em seu desabafo, a denunciante disse: “S.O.S. A esquina da vergonha, além de acidentes, temos que aguentar esta podridão a semana inteira”.

Enquanto as autoridades não tomam providências para fiscalizar ou até mesmo notificar o infrator, a população que reside naquela região terá que continuar convivendo com o problema.

Outro lado

Em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, a reportagem da Rádio Caçula conversou com o fiscal ambiental, Flávio Henrique Pardin. Segundo ele, a reclamação quanto ao acúmulo d’água naquele ponto é constante devido ao problema de escoamento, resultante da falta de drenagem. Ele lembrou que no final do ano passado o estabelecimento em questão foi multado porque a fiscalização comprovou que havia problema com a caixa de esgoto, o que foi regularizado pela empresa.

No entanto, sobre a atual reclamação, os fiscais foram até o local na tarde da última segunda feira (27) após denúncia de moradora e não houve comprovação de que havia água de esgoto no cruzamento da Avenida Eloy Chaves com a Rua Munir Thomé. “Os fiscais averiguaram que o escoamento foi provavelmente resultante de lavagem de calçadas, de carros por uma revenda de veículos nas proximidades, ou pelos próprios moradores que se localizam na parte alta das vias, ou até mesmo pelo próprio restaurante em questão que provavelmente tenha lavado sua varanda, mas não constatamos a presença de esgoto, necessariamente, tampouco restos de alimento. Se fosse esgoto, com certeza seria passível de autuação”, garantiu.

Sobre a necessidade de obra de escoamento na localidade, o fiscal entende que o fato já foge de sua alçada.
Com a palavra a Secretaria Municipal de Obras.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Nota Sanesul

Conforme levantamento no local efetuado pela equipe de operação, não se trata de extravasamento de rede coletora de esgotos.

Aparentemente trata-se de acúmulo de água de limpeza de calçadas ou até mesmo esgotamento de piscina, lançadas diretamente na via pública sem drenagem.

(*) Matéria editada às 14h22 (MS), de hoje (29/6), para acréscimo de informações.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dinheiro na conta! Governo do Estado e Prefeitura de Três Lagoas Antecipam Pagamentos dos Salários

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Prefeitura de Três Lagoas, anunciou a antecipação dos pagamentos dos salários...

Corpo de homem é desovado na rodovia em Três Lagoas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar registram no final da tarde desta quarta-feira (27) um caso de homicídio. As primeiras informações repassadas as equipes...

Trabalhos do DEPTRAN e Secretaria-Geral promovem mudanças no trânsito de Três Lagoas

Em entrevista ao "Linha Direta com a Notícia", o secretário-geral, Gil Alexandre da Rocha e a Autoridade Municipal de Trânsito, Edgard Wegner explicaram sobre as ações, realizadas em base no fluxo das vias três-lagoenses.