17.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Psicóloga fala sobre o janeiro branco e a importância da saúde mental em cada indivíduo

20/01/2017 – Atualizado em 20/01/2017

Por: Rayani Santa Cruz

O programa Jornal da Manhã desta sexta-feira (20), recebeu a Psicóloga Suellen Sampaio, que falou sobre os cuidados com a saúde mental e sobre a campanha intitulada Janeiro Branco.

A profissional explicou que o Janeiro Branco é uma campanha, relativamente nova, e que merece muita atenção. A campanha visa mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus, conciliando a família sobre a saúde mental de cada pessoa e promovendo divulgação do assunto.

Conforme Suellen Sampaio, o Janeiro Branco pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, porque ele simboliza o inicio de tudo, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.

Como fatores de risco a Psicóloga exemplificou os casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Para ela, a família é o principal fator de identificação e apoio ao tratamento de certas doenças.

Ela explicou que em casos mais graves existe um trabalho em conjunto com o Psicólogo e Psiquiatra para melhorar a condição de vida da pessoa.

Família e tempo para si

A Psicóloga Suellen Sampaio, ainda explicou que atualmente as pessoas trabalham demais e quase não tem tempo para aproveitar a família ou tirar um tempo de lazer para si mesmo, sendo que algumas vezes até a própria pessoa não percebe que está sofrendo com alguma doença.

Ela salientou a importância de se procurar uma ajuda profissional quando a pessoa perceber alguns desses sintomas: insônia, agitação, esquecimentos, vontade de chorar constantemente, insegurança, baixa estima, dores musculares e nos casos mais graves falta de vontade de sair da cama e vontade de morrer.

As pessoas que sofrem com algum desses empecilhos devem procurar ajuda médica em Unidades Básicas de Saúde, para encaminhamento ao um profissional do Hospital Auxiliadora.

Como Começou

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A campanha começou em 2014 em Minas Gerais e no mesmo ano foram realizadas em Uberlândia palestras em diversos espaços da cidade e uma ampla divulgação do tema online.

Hoje a campanha já conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil e cada ano mais pessoas aderem a ajudam na campanha. Em muitas cidades é possível participar de palestras ou mesas de debate sobre o assunto.

Confira a entrevista:



https://youtube.com/watch?v=POxMAFLhNKA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...