26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Promove treinamentos de prevenção a queimadas

31/07/2014 – Atualizado em 31/07/2014

Eldorado Brasil promove treinamentos de prevenção a queimadas e segurança ocupacional

Empresa leva técnicas utilizadas pela Brigada de Incêndio e pela Segurança no Trabalho para equipe Florestal e capacita mais de 1,5 mil colaboradores

Por: Assessoria

Comprometida com a prevenção e o combate a incêndios e com a segurança de seus colaboradores, a Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br), empresa que promove periodicamente treinamentos de funcionários que fazem parte da Brigada de Incêndios Florestais, realizou em julho dois extras treinamentos para a equipe Florestal: difusão das técnicas de identificação e controle de queimadas e informação sobre saúde ocupacional.

Entre os dias 14 e 31 de julho, mais de 1.500 colaboradores que trabalham nas florestas participaram do treinamento com a Brigada de Incêndios Florestais, que teve como principais objetivos a difusão das técnicas de identificação e controle de queimadas. “Levar este conhecimento à equipe que opera diariamente nas florestas tem como foco diminuir a ação do fogo por meio da expansão do conhecimento”, explica o coordenador de Segurança do Trabalho Florestal da Eldorado, Osvaldo Costa. De acordo com o coordenador, a equipe de Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR) elaborou um sistema especial de treinamento prático adaptado para abordar a prevenção e o combate a incêndios detalhando passo a passo as ações que devem ser seguidas em situações de incêndios.

“Nosso maior compromisso é com a vida e manutenção do meio em que trabalhamos, por isso, em uma situação de emergência, é importante que todos os colaboradores florestais saibam o que e como fazer para combater com eficiência os focos de incêndios dentro de nossas plantações, além de alertar parceiros e autoridades em caso de queimadas na vizinhança”, ressalta Costa. “Fizemos um cronograma de ações e percorreremos todos os Módulos Operacionais para disseminar o treinamento. Pretendemos assim cumprir o calendário com sucesso e acreditamos que mesmo em um período de seca, como o que passamos agora, registraremos menores taxas de queimadas”, comemora o coordenador.

De acordo com a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore-MS), em 2013, o Estado do Mato Grosso do Sul registrou altíssimo índice de queimadas. Foram mais de 3 mil focos de incêndios, dos quais 85% foram causados por pessoas. “Ao controlar e diminuir o número de queimadas, preservamos os ativos da Eldorado, a fauna e a flora e mantemos a segurança da região”, conclui Costa.

Em colaboração às ações do Reflore, a Eldorado é uma das empresas apoiadora da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios. “O trabalho das empresas em seus espaços e a parceria de toda a região é fundamental para que juntos consigamos ficar em alerta e diminuir os focos de incêndio nas cidades”, explica Dito Mario, diretor executivo da Reflore.

Dia S

Mais de 1.500 colaboradores da área Florestal também participaram, entres os dias 29 e 31 de julho, do Dia S: campanha realizada pela Segurança do Trabalho Florestal, que teve o compromisso de levar informação sobre saúde ocupacional e fortalecer a cultura de segurança fortemente implementada pela empresa. “Por meio de peças de teatro e música trabalhamos um conteúdo denso com os colaboradores de maneira eficiente, mas também bastante leve e divertida”, comenta Osvaldo. O grupo Quali Vida encenou a peça “Saúde em Movimento”, que tratou a temática da saúde do trabalhador de forma lúdica, cômica e interativa.

Em eventos de aproximadamente 60 minutos, os funcionários de todos os turnos, divididos em grupos, tiveram momentos de aprendizagem e descontração em sessões de ginástica laboral e ouviram dicas ergonomia que mostraram como a saúde e a integridade física são importantes para a vida pessoal e profissional de cada um. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados. Com iniciativas como estas, conseguimos envolver os funcionários e ir muito além dos treinamentos obrigatórios”, comemora Costa.

Sobre Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil é uma empresa brasileira com alcance global, que produz celulose a partir de florestas certificadas de eucalipto – fonte 100% renovável –, com garantia de práticas sustentáveis, competitividade, alta tecnologia, inovação de processos, valorização de pessoas e foco no cliente interno e externo. Instalada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, tem logística integrada e rede de distribuição estrategicamente localizada nos principais mercados consumidores mundiais.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atletas de Três Lagoas conquistaram 14 medalhas e vaga para representar o Estado em outras competições

atletas das academias Barão Jiu-jitsu e Tatu Fight Team, que possui parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

SMS promove terceira reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti

Na quarta-feira, 27 de março, o Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de Três Lagoas realizou mais uma reunião, promovida pela...

Traficante é presa pela 1°DP após desmanche de esquema de venda de drogas

Suspeita foi detida enquanto chegava em sua residência com várias porções de cocaína, destinadas à venda.