23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Procon dá dicas sobre troca de produtos e prazos de garantia

27/02/2014 – Atualizado em 27/02/2014

Por: Assessoria

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor-Procon/TL, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Receita e Assuntos Governamentais, dá dicas sobre as principais queixas e dúvidas dos consumidores quanto aos consertos, garantias e prazos para troca de mercadorias, baseadas no Código de Defesa do Consumidor – CDC.

Uma das principais dúvidas é de como o consumidor deve proceder ao detectar que o produto adquirido apresentou algum tipo de defeito. Segundo o CDC, se o aparelho apresentou vício dentro do prazo de garantia, o fornecedor (loja ou fabricante) terá 30 dias para resolver o problema. Portanto, é preciso procurar uma assistência técnica autorizada. Se em 30 dias o defeito não for consertado, e o produto continuar na assistência técnica, o consumidor poderá escolher entre trocar o produto, ou receber o dinheiro de volta ou ter um desconto no preço.

Essas mesmas escolhas o consumidor poderá fazer de imediato, sem esperar os 30 dias para o conserto, caso se trate de produto essencial, ou seja, aqueles que atendem às necessidades básicas, tais como geladeira, forno e fogão.

Se um determinado produto foi consertado antes do prazo de 30 dias, mas o problema ainda persistir, o Procon orienta que os 30 dias para o conserto são corridos e a contagem deve ser a partir da reclamação formal, normalmente após emissão da primeira ordem de serviço. Ainda, é possível que o produto seja devolvido aparentemente consertado antes dos 30 dias, entretanto, se ainda no prazo de garantia o produto voltar a apresentar o mesmo ou outro defeito, o consumidor poderá escolher pela troca do produto, devolução do valor pago ou desconto no preço.

Outra dúvida frequente é quanto aos prazos de garantia para reclamar sobre os defeitos nos produtos ou serviços. De acordo com o CDC, os vícios de fácil constatação têm os seguintes prazos, contados a partir da compra, do recebimento ou do término dos serviços:

  • Trinta dias para produtos ou serviços não duráveis, por exemplo, alimentos;

  • Noventa dias para produtos ou serviços duráveis, por exemplos móveis, eletroeletrônicos, roupas, serviços de dedetização, etc.

Se o vício for oculto (difícil de notar), os prazos para reclamar começam a ser contados da data em que se tomou ciência da existência do problema.

De acordo com o CDC, se o produto apresentou problemas e está fora do prazo de garantia, o consumidor deve leva-lo a uma assistência técnica autorizada ou especializada para solução do problema, não esquecendo de pedir um orçamento prévio. Caso o orçamento seja aprovado, prevalecerão as condições nele estabelecidas (como valor do conserto e prazo para entrega). Caso recuse o conserto, o produto deverá ser devolvido no estado que foi entregue.

Reincidência do problema

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Se o produto for levado várias vezes para assistência e continuar apresentando problemas, a orientação do Código de Defesa do Consumidor é de que o fornecedor tem até trinta dias para sanar o vício do produto, após este prazo, o consumidor poderá exigir à sua escolha uma das alternativas a seguir:

  • Substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

  • Restituição da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

  • Abatimento proporcional do preço.

Entretanto, o prazo de trinta dias, poderá ser reduzido ou ampliado mediante acordo entre as partes, desde que não seja inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias.

COMPRAS PELA INTERNET

Quanto às compras online, se o consumidor comprar um produto pela internet e no dia seguinte se arrepender, ele pode cancelar a compra?

Segundo o CDC sim. Ao comprar um produto ou contratar um serviço fora da loja, ou seja, na porta de sua casa, pelo telefone, por catálogo ou pela internet, você tem o direito de se arrepender da compra ou da contratação do serviço em um prazo de sete dias corridos, contados a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Para tanto, formalize o pedido de cancelamento e devolução de valores pagos e, se já estiver com o produto em mãos, devolva-o.

INFORMAÇÕES

Segundo a diretora do Procon, Lilian Campos, para mais informações e orientações o consumidor pode procurar atendimento no Procon, localizado na Avenida Capitão Olinto Mancini, nº 2462, Edifício Erpe, das 7h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira ou pelo telefone 151.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três lagoas terá unidade de saúde aberta até às 22 horas

Nos próximos dias, Três Lagoas poderá contar com uma novidade, uma unidade de saúde estará aberta para atender a população até as 22 horas....

Quinta-feira será de sol e tempo seco em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar durante o dia aos 35°C.

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.