30.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Lilian Campos e Sidney Cudeiro representam Três Lagoas em encontro de PROCONs

16/09/2014 – Atualizado em 16/09/2014

Órgãos de defesa do consumidor de MS se reúnem em Dourados

Lilian Campos e Sidney Cudeiro representam Três Lagoas em encontro de PROCON’s

Por: Redação/ Dourados MS

Desde as 8h da manhã desta terça-feira, Procons de vários municípios estão reunidos em Dourados/MS para o VI Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. Lilian Campos diretora do PROCON/TL está participando do evento que acontece no Hotel Bahamas e vai até amanhã (quarta-feira).

O objetivo é ainda unificar as ações sobre temáticas consumistas, em especial sobre o problema atual das telecomunicações e sobre a regulação de serviços de energia elétrica. Representantes das empresas prestadores de serviços de telecomunicações e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), foram convidados para os debates.

O evento conta com a presença, além de representantes dos Procons municipais, Estadual e Proconsul (Associação de Procons do Conesul de Mato Grosso do Sul), o Ministério Público, Defensoria Pública, Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MS, entre outras autoridades.

Dia do consumidor – O Encontro está incluso na programação alusiva aos 24 anos do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990), comemorados no dia 11 de setembro. A semana de atividades preparadas pela Prefeitura de Dourados através do Procon e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, tem por objetivo reduzir os conflitos existentes nas relações de consumo.

Para o Procon, os debates fomentados pelo aniversário do Código não devem ficar restritos às conquistas alcançadas nestas pouco mais de duas décadas. O mais importante é que os consumidores aproveitem para verificar se eles se consideram conscientes quanto à tarefa de consumir.

O órgão alerta que este também é o momento para que os consumidores se questionem se estão buscando no dia-a-dia a aplicação do Código nas relações de consumo, se exigem seus direitos, fazendo que o fornecedor respeite a legislação e estabeleça uma relação consumista saudável.

Conscientização – A programação começou nesta segunda-feira, dia 15, com ações de orientação os consumidores no comércio de Dourados sobre a Lei Estadual nº 3.903/2010, que regulamenta o prazo de entrega de produtos e serviços adquiridos. A conscientização continua na quinta-feira, dia 18, nas agências bancárias com entrega de folders e informações sobre a Lei Municipal nº 2.642/2004, que regula o tempo de espera nas filas bancárias.

A ação encerra na sexta-feira, dia 19, com palestra sobre os direitos básicos dos consumidores para alunos de Curso Técnico em serviços jurídicos, a ser realizada na Escola Estadual Antonio da Silveira Capilé, as 19h30.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Diretora do PROCON/TL em encontro estadual.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem morre em confronto com a Força Tática

Agressivo estrangulou a companheira e deu pedradas na vítima antes de morrer Um homem de 29 anos morreu nesta quarta-feira (24) em confronto com a...

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que não vai permitir anúncios políticos...

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

Os proprietários de veículos automotores contam com mais um auxílio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para ficar em dia com...