21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Vereador propõe projeto de lei para adoção de medidas contra a discriminação de gênero em Três Lagoas

28/06/2017 08h58

O projeto de lei visa elencar uma semana com palestras e debates nas escolas municipais

Por: Rayani Santa Cruz

Nesta terça-feira (27), o vereador Flodoaldo (Solidariedade) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal, o projeto de Lei de N° 84 que “Institui a Semana Municipal de Conscientização contra a Discriminação de Gênero a ser realizada anualmente na semana do 11 de outubro”.

Isso ocorre após a aprovação do projeto de lei da Assembleia Legislativa, que prevê a adoção de medidas para combater o machismo e incentivar às ações para valorização da mulher nas escolas estaduais. A proposta, foi apresentada pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), havia sido aprovada na Assembleia Legislativa neste mês e sancionada pelo Executivo Estadual, devendo ser aplicada nas escolas estaduais.

Seguindo os moldes do projeto estadual, o parlamentar organizou a proposta a nível municipal e se aprovado o projeto instituirá a semana de conscientização contra discriminação de gênero. Sendo assim, palestras serão elencadas nas escolas na segunda semana do mês de outubro para que diminua o “contraste” entre homens e mulheres.

Ainda na sessão o vereador citou um trecho de uma matéria produzida pela Rádio Caçula, aonde os dados de violência física e doméstica no interior do Estado foram apontados após uma semana com registros de quatro mortes resultantes de violência doméstica na cidade.

“O trabalho é de conscientização, se o filho vê o pai agredindo a mãe, logo ele poderá repetir esse ato com a esposa” ponderou Flodoaldo, que também citou a famosa frase do grande pensador Pitágoras “Eduque as crianças e não será necessário castigar os homens”.

Se aprovada a lei, as escolas municipais terão uma semana de educação social organizada, os professores e demais colaboradores terão de adotar campanhas educativas de forma a conscientizar contra a discriminação de gênero, coibir o machismo e formas de violência contra as mulheres.

A promoção de debates dentro do âmbito escolar sobre o assunto e a inclusão da comunidade também deve ser realizado. A data foi escolhida porque o Dia Internacional das Meninas é celebrado pelas Nações Unidas do dia 11 de outubro, com o intuito de promover os direitos das meninas, adolescentes e mulheres.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

9º Feira do Peixe começa nessa quinta-feira 28 de março

A 9ª Feira do Peixe começa nessa quinta-feira santa, 28 de março, no recinto da Feira Central Turística, das 6h às 18h, sem intervalos....

Ex não aceita fim de relacionamento e causa dano em motocicleta de mulher

Uma briga entre duas mulheres que possuíam um relacionamento virou caso de polícia na noite desta quarta-feira (27). A Polícia Militar precisou ser chamada e...

Após se assustar com carro, motociclista sofre queda no Centro

Na tarde desta quarta (27), uma mulher sofreu uma queda após se assustar com um carro no cruzamento das ruas Munir Thomé e Generoso...