19.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Vereador Beto Araújo promove Audiência Pública com doutor em Leishmaniose

19/12/2014 – Atualizado em 19/12/2014

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Imprensa

Tendo como objetivo esclarecer várias dúvidas sobre o tema leishmaniose, o vereador Beto Araújo promoveu na noite da última quinta-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública com o tema “O enfrentamento técnico e cientifico das leishmanioses”, tendo como palestrante o professor em medicina veterinária, com mestrado em Imunologia das Leishmanioses e doutorado em Doenças Tropicais e Saúde Internacional, André Luiz Soares da Fonseca.

Na ocasião estiveram presentes no evento donos de pet-shop, veterinários, simpatizantes da causa animal de Três Lagoas e região, além do diretor do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) municipal, Antônio Luiz Teixeira Empke e membros de sua equipe.

A audiência foi dividida em duas partes distintas, a primeira sobre a Leishmaniose e seus aspectos técnicos e a segunda sobre a Leishmaniose visceral: Aspectos Jurídicos.

Fonseca dissertou sobre vários aspectos envolvendo o “mito” sacrifício e leishmaniose animal, destacando que a doença não é exclusiva do animal cachorro e sim dos mamíferos, e que já foi comprovado cientificamente que não é sacrificando o animal doente que vai se erradicar a doença. Para o doutor o problema da Leishmaniose é social e cultural mais do que animal.

O palestrante ainda falou sobre todos os aspectos da doença no animal, suas formas de transmissão, tratamentos, contágio ao ser humano, consequências e como evitar esse problema de forma correta.

Após o primeiro ciclo de palestra foi aberto ao público para perguntas sobre o tema, várias pessoas participaram de forma efetiva o que elevou ainda mais o nível do evento.

A segunda parte da audiência foi marcada pelo aspecto jurídico do tema Leishmaniose. O palestrante esclareceu várias dúvidas sobre responsabilidade jurídica e criminal fazendo assim com que os presentes no evento sanassem várias indagações que tinha sobre esse assunto.

Ao término do evento o vereador Beto Araújo se disse feliz pela qualidade da audiência e se diz realizado quando consegue de alguma forma levar conhecimento à população sendo com palestras e eventos que disseminem alguma forma de debate que traga benefícios à sociedade de forma positiva. “Eu sempre vou fazer o possível para continuar a trazer palestrantes de nível nacional e internacional para Três Lagoas com a finalidade sempre de instruir e tirar sempre o máximo de dúvidas sobre os mais variados temas possíveis” finaliza.

Créditos: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...