21.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Três Lagoas recebe congresso estadual de vereadores

24/04/2014 – Atualizado em 24/04/2014

União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul realiza congresso estadual em Três Lagoas

Evento conta com a presença da vice-governadora do estado, Simone Tebet e de outras importantes figuras públicas

Por: Camila Nogueira com informações de Celso Daniel

Acontece nos dias 23, 24 e 25 de abril o Congresso Estadual de Três Lagoas, com os temas “Desenvolvimento, Meio Ambiente e Tecnologia”. O evento pretende alcançar vereadores do estado, secretários, assessores, sindicatos entre outros. A organização do evento é da UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul).

Jeovani dos Santos, presidente da União, falou a Rádio Caçula e explicou a importância do evento. Ele ressaltou que os palestrantes, por serem figuras importantes, têm muito a acrescentar aos ouvintes. “Queremos trazer informações para que os vereadores possam melhor desenvolver seus trabalhos nos municípios”. O presidente também acha de extrema importância o entrosamento entre os vereadores de diferentes regiões, e que cada região tem algo a acrescentar as outras.

A presença da vice-governadora Simone Tebet, é de muita importância para o evento, segundo Santos. “A Simone se destaca no Estado por ter muito conhecimento e pelo seu bom trabalho.” Ele também agradeceu a câmara e a prefeitura de Três Lagoas que foram essenciais para que o congresso pudesse acontecer.

Simone está presente para falar de manhã sobre o tema “Desenvolvendo MS”. Ela afirmou que está alegre por poder participar e palestrar no evento. A vice-governadora também considera esse tipo de congresso muito importante já que os vereadores representam toda a população. “É importante eles estarem aqui em Três Lagoas em um evento que fala do Mato Grosso do Sul, de seu desenvolvimento, e principalmente dos desafios dos próximos anos que o estado vai enfrentar.”

A vice-governadora destacou que as reuniões entre os vereadores devem ocorrer para que eles estejam atualizados, bem informados , para que quando a população procurá-los, eles saibam atender. Problemas de segurança pública, saúde, investimento em obras de infra-estrutura são de responsabilidade dos vereadores, segundo Simone. “O vereador tem que saber a resposta para as perguntas da população. Tem que saber o que pode, o que não pode. O que é competência do município, o que é competência do estado. Esses encontros são importantes por isso.”

Também está prestigiando o evento o Procurador Geral do Ministério de Contas, o Doutor José Aedo Camilo. A tarde uma das palestras será ministrada em conjunto, por ele e pelo Secretário Geral, Doutor Ênio Murad, sobre o Ministério. O procurador explicou a importância de palestras desse tipo para os vereadores. “Eu costumo exortar os vereadores dizendo que eles não sabem a importância que eles tem. Eles são fiscais da boa gestão pública, eles contribuem na elaboração de leis, e têm ainda uma função primordial que é o julgamento das contas da prefeita. Eles fazem, então, a função do judiciário. O prefeito que tiver contas rejeitadas, fica, inclusive, inelegível por 8 anos.”

O Doutor acha que o congresso é de importância para os vereadores e também para a comunidade. Para ele, apesar de nem sempre os vereadores terem formação profissional, na universidade da vida” todos eles tem experiência e eventos como esse só tem acrescentar a eles . “É nesse diálogo de perguntas e respostas que se consegue produzir alguma coisa.”

O congresso está acontecendo no Hotel OT . Começou ontem com distribuição de credenciais e materiais e teve uma abertura solene nesta manhã. Irão ocorrer palestras hoje durante todo o dia e o encerramento será amanhã (25) no período da manhã.

Foto: Rádio Caçula

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Vice-governadora Simone Tebet ao centro; Presidente da União, Jeovani dos Santos, na ponta do lado direito (Foto: Rádio Caçula)

Procurador Geral Doutor José Aêdo Camilo (Foto: TSE)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...