17.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Situação desumana e humilhação; desempregados dormem no chão em busca de emprego



09/06/2016 – Atualizado em 09/06/2016

Por: Marco Campos

Moradores de diversas regiões do Brasil que vieram a Três Lagoas em busca de trabalho cada dia que passa se decepcionam mais com a falta de oportunidades na cidade apelidada como a “Capital Mundial da Celulose” e a “Cidade das Oportunidades”.

Já se tornou comum nos dias da semana observar filas extensas e tumulto na frente da Casa do Trabalhador (CIAT), situado na Rua Munir Thomé, nº 86 no Centro. Em algumas ocasiões, a Polícia Militar teve que ser chamada para acalmar os ânimos no local, pois comumente, o sistema que disponibiliza as poucas vagas de trabalho sempre está fora do ar.

Não bastando à falta de estrutura do prédio para acomodar os desempregados, uma cena lamentável e desumana foi flagrada na madrugada desta quinta-feira (09) pela equipe de reportagem.

Mesmo com a baixa temperatura da madrugada, vários homens estão dormindo no chão para pegar as primeiras senhas de atendimento e assim, tentarem ao mínimo fazer o cadastro para um futuro emprego. Para uma três-lagoense que estava na fila, a cidade está sendo colocada como o município das oportunidades, o que na verdade não está sendo na atualidade.

“Há 1 ano estou desempregada com meu marido. Temos três filhos e quando viemos aqui, somos tratados desta forma. Temos que vim na madrugada, porque se chegarmos aqui pela manhã, temos que ficar na fila que vira o quarteirão. Quando chegamos na nossa vez, eles dizem que o sistema está fora do ar. Lamentável”, destacou.

Já para um morador de Goiás, a falta de dinheiro fez com que ele não se alimentasse direito nos últimos dias e devido a este fator de não ter condições financeiras para pagar até mesmo uma simples alimentação, com a ajuda de outros desempregados, eles alugaram um “barraco” na cidade.

“Na hora que o dinheiro acabar, tenho que infelizmente voltar pra casa. O duro não é o frio da madrugada e sim, a humilhação dói na alma”, desabafou.

Diante a grave situação destes desempregados, a reportagem estará agendando uma entrevista com a diretora do CIAT, Fátima Montanha, para dar explicações sobre o caso ou até mesmo ver a possibilidade de se fazer uma parceria com a Prefeitura Municipal e conseguir moradias provisórias para estes homens ou colocá-los no albergue municipal.





Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...