23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Secretário Municipal do Meio Ambiente fala sobre as atividades de sua pasta

27/07/2015 – Atualizado em 27/07/2015

Há menos de uma semana na administração do meio ambiente municipal, Rialino diz que está preparado para dar continuidade nos trabalhos e iniciar novas atividades

Por: Redação

Romeu de Campos Júnior, recebeu na data de hoje (27), no Programa Linha Direta com a Notícia, da Rádio Caçula, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, de Três Lagoas (MS), Antônio Rialino, para falar sobre sua primeira semana na administração da pasta.

O ex-vereador e agora Secretário Municipal, Antônio Rialino, disse que á mais um desafio em sua vida pública, ser vereador em Três Lagoas não é tarefa fácil, mas ser secretário em uma pasta tão importante é uma responsabilidade muito grande, e iniciou sua administração com uma reunião com todos os funcionários da secretaria, onde tomou conhecimento de alguns projetos em andamento e outros para o futuro, que visam a resolução de problemas da área no município.

Questionado sobre sua primeira ação na secretaria, Rialino relatou que esteve na semana passada reunido com o Secretário Estadual de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Jaime Verruck, no sentido de garantir que as verbas provenientes dos recursos de indenização dos impactos ambientais, da ampliação das grandes empresas instaladas em Três Lagoas, fique no município. Verba que gira em torno de vinte e cinco a trinta milhões de reais, e o secretário estadual se colocou à disposição para ajudar a cidade.

Segundo Rialino, essa verba será utilizada para criação de uma Unidade de conservação ou monumento natural nas três lagoas e dar continuidade em projetos de interligação das lagoas e uma cerca com três ou quatro portarias (guaritas), para ter controle das pessoas que frequentam a Lagoa Maior, propiciando maior segurança para a população, e outros projetos que ainda estão em estudos.

Sobre a Esplanada NOB, o secretário disse que no máximo em seis meses haverá solução para os moradores do local, aqueles que residem de forma regular terão seus direitos garantidos, mas as pessoas que estão de certa forma irregular, certamente a União vai requerer a área, mas se for necessário a desapropriação de alguém, que a prefeitura dê apoio a essas pessoas.

Rialino ressalta a necessidade de abrir as ruas onde estava os trilhos e a estação ferroviária, dar continuidade nos projetos para desafogar o trânsito e construir saídas do centro para os bairros da cidade.

Sobre os vagões velhos que ficaram na antiga estação ferroviária, no Centro da cidade, o secretário falou
que é necessário estudos para que trabalhos de limpeza e conservação sejam realizados o mais rápido possível, pois além de ser uma questão de saúde e segurança pública, também é uma questão de cidadania aos três Lagoenses.

Sobre o Cinturão Verde, o secretário relatou que, alguns loteamentos vão ser desapropriados devido as obras de acesso à ponte que liga Mato Grosso do Sul a São Paulo, mas as pessoas retiradas do local, receberão outras áreas.

Segundo Rialino, de todos os pequenos produtores do Cinturão Verde, alguns estão desviando da função social do projeto, que é produzir, e não é permitido a construção de moradias no local, pois eles não possuem a escritura definitiva, o que eles possuem é um documento de cessão de uso por um determinado período, que pode ou não ser renovado.

Rialino falou dos serviços de sua secretaria que disponibiliza a Patrulha Mecanizada para prestar assistência com quatro tratores e duas máquinas Moto Niveladoras aos pequenos produtores do Cinturão Verde e nos Distritos de Arapuá e Garcias. também falou do IATF (inseminação artificial com tempo fixo), serviços que beneficiam diretamente 145 pequenos agricultores.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Sobre a situação dos banheiros públicos, Rialino disse que, ainda vereador, apresentou proposta para construção de um terminal de ônibus na antiga estação ferroviária, com instalações adequadas, principalmente banheiros adequados para os usuários, e a curto prazo é necessário uma reforma completa nos banheiros da Praça Ramez Tebet, e apresentou também, proposta para construir banheiros de alvenaria na Feira Livre, nas dependências da antiga estação ferroviária, pois não acha confortável os banheiros químicos disponibilizados para a população.

Sobre o parquinho da lagoa maior, o secretário relata que é preciso disponibilizar monitores para dar suporte, proteção e informações aos frequentadores do parquinho, para evitar que acidentes voltem a acontecer, outra necessidade é a construção de banheiros adequados no local, para garantir a higiene necessária para crianças e adultos.

Sobre o uso de presidiários na limpeza de vias públicas, Rialino enfatizou que os vereadores de Três Lagoas aprovaram o convênio entre a prefeitura e o Conselho da Comunidade, para que presidiários que estejam em regime semiaberto possam realizar a limpeza e manutenção de canteiros e praças públicas, mas não acredita nesse tipo de serviço em áreas abertas e lembrou parcerias nesse sentido que não deram bons resultados, mas, vai se reunir com o Conselho da Comunidade para finalizar os detalhes do convênio, que há principio, será em caráter experimental, no total de 25 internos sobre a tutela do Conselho e a fiscalização de sua secretaria.

“Seria mais fácil a secretaria administrar essa limpeza com funcionários próprios ou terceirizados, mas não podemos esperar mais, pois a limpeza da cidade faz parte do aspecto visual”, finaliza Rialino.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confirmados!!! Alckimin e Tebet em Três Lagoas nessa sexta-feira (26)

Na agenda da ministra e do vice-presidente, onde o principal foco da visita é a unidade da fábrica de fertilizantes UFN3, está também programado...

Vacinação contra a gripe será realizada na Feira Central neste sábado (27)

No próximo sábado, dia 27, a Secretaria de Saúde promoverá uma vacinação especial durante a feira livre, das 6h às 11h da manhã, com...

Três lagoas terá unidade de saúde aberta até às 22 horas

Nos próximos dias, Três Lagoas poderá contar com uma novidade, uma unidade de saúde estará aberta para atender a população até as 22 horas....