21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Secretário de Saúde afirmou que a primeira medida emergencial foi o pedido de remédios para a rede

12/01/2017 – Atualizado em 12/01/2017

Secretário de Saúde afirmou que a primeira medida emergencial foi o pedido de remédios para a rede pública de Três Lagoas

O Secretário falou sobre a vontade em equipar os prédios e sobre a transformação do antigo PAB em Centro de Ortopedia

Por: Rayani Santa Cruz

O Secretário Municipal de Saúde, Cassiano Rojas Maia participou do programa Linha Direta com a Notícia, onde falou sobre os planos para melhorar a saúde do três-lagoense, com abastecimento de medicamentos e melhora dos equipamentos nas clínicas e centros odontológicos.

O Dr. Cassiano Rojas Maia tem a seguinte formação: – Medicina pela Universidade Pontifícia Universidade Católica de Curitiba, Paraná. Residência Médica em Ginecologia e Obstetícia pela Universidade Federal do Paraná. Título de especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Título de Especialista pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Especialista em Reprodução Humana, Medicina Fetal e Gestação de Alto Risco pela Escola Paulista de Medicina – (Unifesp).

A Secretaria Municipal de Saúde tem que trabalhar para garantir à população três-lagoense o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde, a pasta deve se planejar, organizar e monitorar ações e serviços na área.

UPA

Ao iniciar a entrevista o Secretário de Saúde Dr. Cassiano Rojas, explicou que a Unidade de Pronto Atendimento, necessita de mais estrutura, porque atualmente é deficitária. Tendo em vista também que as pessoas devem ser inicialmente consultadas nas UBS’s- Unidades Básicas de Saúde quando o caso não for de urgência e emergência. Para ele é fundamental que o cidadão entenda, que a ficha de classificação é usada em todo os sistema único e visa organizar e não sobrecarregar os locais de atendimento 24 horas.

Medicamentos em Unidades Básicas de saúde

Rojas disse que uma das primeiras providências, como atitude emergencial foi o pedido de compra com urgência de medicamentos para abastecer e distribuir os remédios a população. Para o Dr. Cassiano é complicado que o cidadão seja atendido em um posto de saúde e depois tenha que se deslocar para outro ambiente para conseguir o medicamento.

A lista de medicamentos para compra emergencial já foi enviada para o setor de compras da Prefeitura Municipal de Três Lagoas a pedido do Prefeito Angelo Guerreiro na primeira semana da nova gestão. O Secretário de Saúde, Cassiano Maia, encaminhou a relação com quase 70 tipos de medicamentos pactuados (obrigatórios) e não pactuados.

PAB

Segundo o Secretário o antigo PAB, estava em reforma desde a gestão anterior, ele disse que o prédio está sendo terminado e o local seria usado praticamente para o mesmo raciocínio da Unidade Básica de Saúde. Ele explicou que o prédio fará o atendimento como um Centro de Ortopedia a população.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Casos de pacientes que tem que viajar para atendimento em outra cidade

Para ele, um problema da antiga gestão foi a falta de avanço em cirurgias e medicamentos de alto custo, haja visto, que Três Lagoas tem um índice alto da população que procurou o judiciário. Ele disse que tomará providências em relação a esses casos, e existe uma dependência da Secretaria Estadual de Saúde por conta do custo alto. O Secretário informou que entrou em contato com o setor do Governo do Estado para elencar parcerias e fazer o levantamento de recursos.

Sobre exames que foram marcados no CEM e não foram feitos

Para o Dr. Cassiano Rojas, tem que se aumentar o credenciamento em locais onde as pessoas possam fazer esses exames, para não sobrecarregar o Centro de Especialidades Médicas- CEM, ele afirmou que irá trabalhar para ofertar o maior número de exames e prestar o devido atendimento a população.

Sobre o Centro Odontológico de Três Lagoas

Ele explicou que no centro Odontológico será feito todos os procedimentos de atendimento bucal, pois no local existe um certo número de consultórios, a pessoa deve primeiramente passar por uma Unidade Básica de Saúde e pegar um encaminhamento.

Sobre as Coordenadoras das Unidades

O gestor da pasta, orientou as coordenadoras para que toda a falta de medicamentos, equipamentos ou até materiais básicos sejam vistos com antecedência e solicitados por meio de Comunicados Internos para a secretaria.

Clínica da Mulher

Para o Dr. Cassiano Rojas, é de suma importância que o atendimento a gestante seja feito de maneira humanizada e a orientação aos médicos é que se faça o melhor para não haver mais registros de mortes de bebês, por conta de demora em partos.

Hospital Auxiliadora

Sobre o Hospital Auxiliadora, o Secretário apontou que é essencial que a manutenção do mesmo se desenvolva. Em fevereiro desse ano, haverá uma renovação do cotrato entre a Prefeitura e o Hospital. O convênio continua na cidade. Ele citou que o problema, que está sendo enfrentado em Três Lagoas é em relação aos médicos, que na gestão passada havia um contrato temporário, o Ministério Público está cobrando da Prefeitura e a mesma deve se regularizar.

Contratos dos Médicos de Três Lagoas

Ele explicou que certos contratos com 34 médicos, terão que ser cancelados nesse momento para futuramente ser providenciado o retorno do profissional por via de um processo licitatório. Ele explicou que nesse período outros profissionais serão contratados no lugar, até que se resolva e finalize o processo de licitação.

O Dr. Cassiano Rojas, ainda explicou que há casos de médicos que foram contratados por 40 horas semanais e pela exigência do ponto eletrônico, alguns que não estão conseguindo efetuar os horários estão se desligando do poder municipal.

Ao final, o Secretário afirmou que notou o nível profissional de vários funcionários nas visitas dos últimos dias, e citou que muitas vezes falta um estimulo do poder público para utilizar melhor o trabalhador. Para ele, é o inicio e a intenção é prestar um serviço de qualidade ao três-lagoense.


O Secretário Municipal de Saúde, Cassiano Rojas Maia participou do programa Linha Direta com a Notícia. Foto: Rádio Caçula.


https://youtube.com/watch?v=s9ACPZ28Kp8

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...